Mandato Goura

Goura em Portugal – Seminário na Universidade de Aveiro, em Portugal

No “Seminário Cultura Território e Lazer – Diálogos Entre Políticas Públicas do Brasil e Portugal”, organizado pelo Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio da Universidade de Aveiro,  participaram o deputado Goura, a professora Simone Rechia do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o professor José Carlos Mota – Universidade de Aveiro / Portugal.

Na sua fala “Ocupação dos espaços públicos: do ativismo nas ruas à política institucional”, o deputado contou as experiências no ativismo nas ruas com o Coletivo Interlux, a criação da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), sobre a organização do Fórum Mundial da Bicicleta e a construção da Praça de Bolso do Ciclista.

Confira algumas fotos abaixo:

 

O deputado depois explicou como partiu do ativismo para a política e se tornou vereador e depois também foi eleito para deputado estadual e quais as lutas e pautas que defendeu e estão relacionadas à ocupação dos espaços públicos. “Mostro como o resultado da ação, do ativismo podem resultar em boa política, em política participativa e em política séria. Que contemplem as pessoas e sejam adequadas para o benefício de todos”, disse.

Projetos de leis

Como exemplo ele citou as aprovações dos projetos de leis apresentados e aprovados tanto no mandato de vereador de Curitiba como no de deputado do Paraná. Os exemplos foram a Lei do Muralismo  na Câmara Municipal e a Lei Anti-fracking do Paraná apresentada na Assembleia Legislativa proposta pelo Mandato Goura.

“A política se constrói com participação, oriundo dos movimentos sociais. Minha eleição foi uma coisa fora da curva, não sou eu, é o que eu estou representando. Uma nova política forma de pensar a política e esta ação de ocupar os espaços políticos. Nós temos vários pontos de convergência nesta política em vários pontos de todo o Brasil e agora vamos ampliando para outros países também”, disse.

Goura concluiu dizendo que, “com a discussão sobre as cidades, sobre a transformação das cidades e a ocupação destes espaços públicos com lazer e formação política é essencial”, concluiu.

Confira a íntegra da apresentação do deputado Goura no seminário clicando na foto.

Abaixo o vídeo publicado pela página no Youtube programa de doutorado Estudos Culturais da Universidade de Aveiro.

 

Veja aqui o site do seminário com as informações sobre o evento:

 

Esta foi a transmissão feita ao vivo no dia do seminário:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo