Mandato Goura

Aprovado projeto de lei que obriga gestores dos reservatórios a plantar árvores nativas no entorno dos rios e represas

“A aprovação do projeto de lei 457/2020, de autoria do deputado Luiz Carlos Martins (PSD), com o nosso apoio, que obriga gestores dos reservatórios a plantar árvores nativas no entorno dos rios e represas, ressalta e reforça a necessidade de políticas públicas efetivas para a preservação das florestas”, comentou o deputado Goura (PDT).

 

Agora o texto, votado em definitivo, nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Paraná, segue para sanção, ou veto, do Governo do Estado. “Esperamos a sanção do projeto e que haja empenho do governador Ratinho Jr., do IAT (Instituto Água e Terra) e da Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) em cumprir essa lei”, completou Goura.

 

Segundo ele, o projeto é importante por estarmos em meio à pior crise hídrica da nossa história. “O objetivo é melhorar a capacidade de retenção e a qualidade da água dos reservatórios. Por isso, recuperar a mata ciliar é plantar água”, explicou.

 

Para a efetivação da recuperação das matas ciliares dos reservatórios, estão previstas parcerias com órgãos governamentais, empresas privadas, instituições do terceiro setor, pessoas físicas. O descumprimento da lei poderá render aos infratores advertência e multa diária no valor de dez Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR).

 

Políticas públicas

 

“A atual crise hídrica não é apenas consequência da falta de chuvas, ela é resultado direto do desmatamento, da ausência de políticas efetivas de preservação das florestas. Crise que se agrava quando não se preservam as matas ciliares dos reservatórios e dos rios”, afirmou Goura.

 

Ele disse que existem exemplos muito claros dos problemas resultantes da falta desta vegetação nos rios e reservatórios que servem ao abastecimento público de água em Curitiba e Região Metropolitana. “As represas do Iraí e do Passaúna estão aí para todos verem que sem matas ciliares as represas não conseguem reter a água e tendem a ficar em níveis baixíssimos.”

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo