O vereador Goura participou, na sexta-feira (21), da 2ª Audiência Pública, na Câmara Municipal de Paranaguá, para falar sobre as questões mais relevantes sobre o tema, com destaque para o recente estudo realizado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) sobre o impacto do uso da bicicleta divulgado em maio deste ano. O evento foi organizado pela ONG Paranaguá Criativa.

“O uso da bicicleta tem impactos positivos, sociais e individuais, na economia, na saúde e no meio ambiente. São dados importantes que revelam que são muitos os benefícios, não só para quem pedala, mas para o sistema público de saúde, para as economias de cidades e na diminuição das emissões de gases estufa”, explicou. Goura disse que o estudo do Cebrap “Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo” é uma referência importante e que seus dados servem de parâmetro para as grandes cidades.

Goura também apresentou dados do estudo que afirmam que ciclistas tendem a ter uma vivência mais positiva e intensa da cidade e dos espaços públicos. “Esta é a parte mais curiosa da pesquisa, mesmo que por vivência a gente já saiba disso, pois mostra que quem pedala tem uma percepção diferente dos motoristas. Por exemplo, enquanto quem não pedala raramente está satisfeito (42%), os que pedalam estão mais satisfeitos (39%)”, detalhou.

Goura também falou sobrea as ações do mandato referentes à ciclomobilidade feitas na Câmara Municipal de Curitiba. “Já apresentamos cinco projetos de lei, mais de 50 requerimentos, quinze pedidos de informações, dez sugestões à prefeitura e estudos. Também fizemos audiências públicas, reuniões e outros eventos, como o “Café com Ciclistas”, contou.

A audiência pública também teve a participação do fotógrafo Lauro Borges que mostrou o trabalho “Bicicletas Caiçaras”; de Henrique Jakobi, que falou sobre “BR-277 Em Paranaguá: Diagnóstico E Exemplos De Boas Práticas”; do engenheiro do Crea-PR Acyr Correia sobre “Proposta De Ciclomobilidade Para O Litoral”; da guarda municipal Cintia Adriane Ricardo sobre “Educação Para O Trânsito” e do colunista do JB litoral Luiz Henrique Kaike Mello Santana que falou sobre as inciativas para melhorar a infraestrutura cicloviária em Paranaguá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here