O vereador e deputado estadual eleito apresentou, nesta segunda-feira (12), na Câmara Municipal, uma pesquisa realizada pelo mandato sobre os gastos da Prefeitura de Curitiba com a compra de copos plásticos descartáveis. “Do início do ano até meados de outubro deste ano, foram mais de R$ 838 mil em 18 licitações para a compra de 440 mil pacotes de copos descartáveis”, alertou. “Este gasto poderia ser direcionado para outras despesas mais racionais”.

O vereador explicou que este grande consumo de descartáveis tem um grande impacto ambiental com a produção de aproximadamente 53,5 toneladas de lixo. “Esse consumo enorme de descartáveis resulta em impacto ambiental e gasto público evitável. Há alternativas simples e econômicas como o incentivo ao uso de copos reutilizáveis e a instalação de bebedouros”, disse.

Goura disse que uma medida muito simples e que não geraria gasto algum à prefeitura seria incentivar os servidores do município, parte do público consumidor dos descartáveis, a trazer de casa seu próprio copo ou caneca reutilizável.

Ele também lembrou que, junto com o Professor Euler, foi apresentado um projeto de lei que veta a aquisição de copos, recipientes e talheres descartáveis no âmbito da administração pública do município, e os dados aqui apresentados apenas reforçam a importância do PL.

“O uso de descartáveis não começou nesta gestão, mas numa perspectiva de gestão sustentável seria uma boa iniciativa se a prefeitura deixasse de comprar descartáveis plásticos contribuindo assim para a diminuição do impacto ambiental dos plásticos”.

Os impactos ambientais dos copos plásticos

  • O tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos.
  • Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
  • O copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A maior causa disso é baixo custo de mercado.
  • Pesquisa recente feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos. Isso porque para a produção de copos, é utilizado até 3 litros de água para cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água é também usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300 ml de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here