Na noite desta quinta-feira (22), 19 personalidades que se destacaram pela sua atuação nas áreas da educação e da cultura receberam, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Prêmio João Crisóstomo Arns. Entre elas, por proposição feita pelo vereador Goura, deputado estadual eleito, está Talita Moser, idealizadora e gestora do projeto Casinha Amarela – Pedagogia Viva.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fotos do Flickr

“Pelas crianças e pelo aprendizado com liberdade e respeito. Parabéns, Talita, Elenice, Halina, Sara, Juliana, Ana, Gabriel e todos os envolvidos”, disse Goura ao entregar o prêmio, que foi recebido pelo pai da Talita, Cicero Moser.

 

 

Justificativa à homenagem

O Projeto Casinha Amarela é baseado na Pedagogia Viva, que é um novo tipo de aprendizagem e se dá a partir das relações no momentum. Nessa nova abordagem, não há necessidade de salas de aula ou espaços preparados, nem de comandantes e submissos, não existem divisões entre educadores ou educandos.

 

Não existe um direcionamento para um caminho já conhecido, cada um o traz a si por completo e a sinfonia se compõe a partir das diferenças. A diversidade e a complexidade de elementos, de pessoas, pensamentos, sentimentos, aprendizagens, sons, vidas e histórias de vida compõem um espaço de infinitas possibilidades de aprendizagem neste relacionar.

 

E essas diferenças são valorizadas, são legitimadas, acolhidas e vividas. Uma nova aprendizagem que enxerga e vê as diferentes realidades, ao mesmo tempo que enxerga e vê a igualdade em tudo e que permite socializar nos diferentes campos de atuação.

 

Conheça a apresentação do projeto na página do Facebook da Casinha Amarela – Pedagogia Viva: https://www.facebook.com/casinhaamarelapedagogiaviva/posts/841582732680669 

 

A Pedagogia Viva surgiu nas experiências entre pais e filhos em vivências na Casinha Amarela em Campo Largo no Paraná

 

Neste período de convivência desaprendemos o conduzir ou direcionar as crianças e aprendemos e conhecemos a autonomia, desaprendemos sobre expectativas e julgamentos em relação aos comportamentos das crianças e aprendemos a confiar em suas escolhas, desaprendemos sobre a mecanicidade de uma vida segura e planejada e aprendemos a nos entregar para viver o que for preciso no momento presente, criando juntos, como família e principalmente como indivíduos, o que for necessário para nosso caminhar, respeitando o impulso primevo de nossa essência.

 

Aprendemos a nos abrir para as necessidades uns dos outros, as considerando autênticas.

Um lugar onde a educação deixa de ser um ato de ser conduzido para o fato do conduzir-se e a pedagogia passa a ser o caminho trilhado por si nas descobertas de seu percurso.

Convidamos a todos que sentem a necessidade de um novo passo em direção a educação para este encontro, um partilhar de experiências, entendendo a Pedagogia Viva como um processo de transFORMação contínua onde aprender é viver.

 

Conhece nosso Tedx
Este é o endereço: https://m.youtube.com/watch?v=jKKB4SxHeTI

https://youtu.be/beiPNvDhL2o
Vídeo do Rotaemcria

https://www.euricovianna.com.br/…/a-pedagogia-viva-e-as-cr…/
Podcast entrevista com Eurico Vianna

https://numundo.org/center/brazil/sitio-luz-da-terra
Sítio Luz da Terra

https://medium.com/…/por-que-eu-preciso-parar-de-viver-a-mi…
Texto João

https://www.rotaemcria.com/…/CAP%C3%8DTULO-3-Casinha-Amarela
TEXTO PADU

https://www.youtube.com/channel/UCcm5KpvS_bPM3Q4411HHGRQ
E nossa página no YouTube

 

Da matéria da Câmara Municipal:

Homenageados pela Câmara

O prêmio João Crisóstomo Arns existe há 24 anos, quando foi criado pela lei municipal 8.457/1994. Atualmente a homenagem é regulamentada pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens entregues pelo Legislativo. A distinção é entregue anualmente no dia 15 de outubro, data nacional em alusão aos professores, mas neste ano é realizado em novembro em decorrência das restrições impostas pelo período eleitoral.

 

Neste ano, 19 pessoas foram escolhidas pelos vereadores para serem agraciadas com a distinção. As indicações foram avaliadas pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo e depois submetidas ao plenário, gerando o decreto legislativo 8/2018, que foi aprovado no mês de setembro. Confira o registro fotográfico completo da sessão no Flickr da CMC.

 

Foram homenageados Adriane Seixas Pombeiro (indicada por Fabiane Rosa/DC); Carla Marthendal (Noemia Rocha/MDB); Clayton Reis (Paulo Rink/PR); Denise Lipinski Rutkoski (Mauro Ignácio/PSB); Ediane Silva Spaki (Ezequias Barros/PRP); Gilberto Ferreira (Julieta Reis/DEM); Izabel de Souza Godoi (Marcos Vieira/PDT); Juliana Hauth (Bruno Pessuti/PSD); Luiz Fernando Amorim (Dona Lourdes/PSB); Marino Galvão Junior (Serginho do Posto/PSDB); Marlus Geronasso (Katia Dittrich/SD); Mary Vicente Dacól (Felipe Braga Côrtes/PSDB); Patricia Alves Vieira (Cristiano Santos/PV); Ricardo Fonseca (Professor Euler/PSD); Sonia Mara Garcia (Professor Silberto/MDB); Talita Moser (Goura/PDT); Thiago Maillo (Tico Kuzma/Pros); Vilmar Kraemer (Tito Zeglin/PDT); e Vitor Mendes Rodrigues (Mauro Bobato/Pode).

 

Confira aqui um breve currículo de cada um dos homenageados, feito com base na justificativa das indicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here