O prefeito Rafael Greca de Macedo anunciou nesta terça-feira (15) a criação de um binário no Sítio Cercado com o objetivo de “melhorar o trânsito da cidade”, segundo declaração em seu perfil no Facebook.

Se o intuito é melhorar o trânsito, por que não considerar a criação de estrutura cicloviária nestas ruas, bem como nas demais obras e projetos de infraestrutura na cidade?

Cada bicicleta na rua significa um carro a menos. Menos trânsito e poluição, além de mais saúde e economia para os curitibanos. O único ponto negativo para quem pedala é o perigo em andar entre os carros em ruas sem estrutura cicloviária.

O Plano Diretor de Curitiba prioriza a segurança de ciclistas e implantação de ciclovias em obras de infraestruturas urbanas, e a Lei de Mobilidade Urbana garante que os modais não-motorizados devem ter prioridade sobre os motorizados. O maior deve cuidar do menor – ou, ao menos, o respeitá-lo.

O que acontece na prática é que ao pedalar entre em meio ao trânsito constantemente ciclistas são confrontados por motoristas de carros, motos e ônibus com gritos para sair da rua.

Sem investimento cicloviário, os ciclistas são obrigados a continuar “infernizando” os motoristas, como afirmou o prefeito durante a campanha em 2016 em meio a promessas de que trabalharia para dar mais segurança aos ciclistas.

Em agosto do ano passado, fizemos a campanha #AtéQuandoPrefeito questionando a falta de investimentos cicloviários na cidade – foram três mil assinaturas no abaixo-assinado em apenas três dias.

Poucos dias depois, em resposta à nossa campanha, a prefeitura anunciou que o plano cicloviário seria revisado. Já são seis meses de silêncio sobre o plano e nada de investimentos.

O Sítio Cercado é um dos bairros mais populosos da cidade. Apesar disso, conta com pouquíssima estrutura para os ciclistas. Com a alteração nas ruas por conta do binário, a prefeitura tem a ótima oportunidade de beneficiar os milhares de ciclistas da região, como também todos os potenciais ciclistas que poderão utilizar a bicicleta caso mais estrutura seja oferecida.

Outra demanda importante para a região é a criação de estrutura cicloviária conectando o Sítio Cercado com o Pinheirinho, demanda que estamos cobrando desde o início de nosso mandato como vereador.

E aí, prefeito Rafael Greca de Macedo: que tal aproveitar a criação do novo binário para cumprir suas promessas de campanha e ajudar a proteger a vida dos ciclistas de Curitiba?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here