Dando prosseguimento às agendas para apresentar as principais pautas do mandato aos representantes do Governo do Estado, o deputado Goura manteve, nesta terça-feira (19), encontro com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), autarquia ligada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU), Gilson dos Santos.

“Apresentamos ao presidente da Comec o Plano RMC-Bici, (Veja aqui)que desenvolvemos durante o mandato de vereador de Curitiba; e que pode ser um dos itens de uma política de governo para que o Paraná seja o estado mais amigo da bicicleta do país. Isso pode acontecer se o governo estadual desenvolver uma política para o incentivo ao uso da bicicleta como transporte, além de incentivar o ciclismo como esporte, lazer e para o turismo”, contou Goura.

O deputado também falou de propostas para a melhoria da segurança dos ciclistas nas rodovias que cortam a Região Metropolitana. “Os casos da BR-277, da Rodovia dos Minérios e da Avenida Leopoldo Jacomel são exemplares. Todas precisam urgentemente de medidas que melhorem a segurança não só dos ciclistas, mas dos pedestres. Para isso, é preciso um planejamento integrado de ciclomobilidade”, explicou.

Segundo ele, são iniciativas de baixo custo e simples como a melhoria da sinalização horizontal e vertical e outras para a redução de velocidade já trariam enormes benefícios”, disse. O deputado destacou que para que estas medidas sejam realmente efetivas devem ter a participação da comunidade. “Ouvir os ciclistas é fundamental para que os investimentos atendam às necessidades e não se desperdicem recursos com obras inadequadas”.

Goura também conversou sobre a criação de programas de assistência técnica para população de baixa renda como é previsto na Lei Federal nº 11.888/2008, que prevê a elaboração de estratégias e financiamento para profissionais e parceria com universidades e entidades para beneficiar municípios e moradores. “Estes programas poderiam contemplar a políticas para a construção de habitações de interesse social nos municípios da Região Metropolitana”, lembrou.

O deputado sugeriu ao presidente da Comec que se poderia retomar uma prática que já foi usual nos projetos de obras públicas no Paraná. “A realização de concurso público para projetos de obras públicas é uma modalidade de licitação que pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade dos projetos, ter maior qualidade e permitir a participação de profissionais locais e do país”, explicou.

Outro tema abordado na reunião pelo deputado foi o transporte público na Região Metropolitana. “Falamos sobre a implantação do bilhete único para os usuários da RMC, sobre a regulamentação do subsídio ao transporte metropolitano e de Curitiba, essenciais para a manutenção de tarifas acessíveis e do funcionamento do sistema”, disse Goura.

Ele também alertou para a necessidade de requalificação dos locais que recebem os pontos de ônibus metropolitanos em Curitiba. “Um exemplo é o que temos na Rua Agostinho Leão Júnior, que fica nas proximidades do Colégio Estadual e do Círculo Militar do Paraná. É preciso melhorar a segurança no local com obras de urbanismo e de iluminação”, sugeriu.

Presidente da Comec

Para o presidente da Comec a iniciativa do deputado foi importante. “O Goura é um defensor da ciclomobilidade e muito das suas pautas estão conectadas com propostas da nossa gestão no Governo do Estado e Comec. É muito bom poder contar com os mandatos legislativos na defesa dessas causas que, podem ter certeza, também são as nossas bandeiras”, escreveu Gilson dos Santos em um post publicado na sua conta no Instagram logo após a visita do deputado Goura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here