O deputado Goura participou, na sexta-feira (22), em Morretes, no Litoral do Paraná, do primeiro encontro, deste ano, da Rede Sementes da Agroecologia do Paraná (ReSA), que tem por objetivo a criação de bancos de sementes/alimentos. Estavam presentes representantes de 15 entidades de 24 municípios do Paraná. Goura foi acompanhado dos deputados Tadeu Veneri e Luciana Rafagnin.

Na reunião, Goura destacou o projeto do mandato de agricultura urbana que foi aprovado como lei pela Câmara Municipal de Curitiba e sancionada pelo prefeito Rafael Greca. Também destacou que como presidente da Comissão de Ecologia, Meio e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa poderá tratar dos temas da reunião em âmbito estadual e mesmo federal.

“Vamos tratar com atenção e defender as pautas deste segmento da agroecologia. Vamos dialogar muito de perto com este dinamismo cultural que este movimento representa. Por isso, teremos uma comissão de fato atuante”, disse. Goura destacou que são de interesse de todos as questões que envolvem a proposta da Faixa de Infraestrutura do Litoral do Governo do Estado.

“O litoral não tem investimento público e o governo estadual quer gastar milhões para atender um interesse privado. Também não temos mais uma Secretaria de Meio Ambiente, uma mistura de Turismo com Desenvolvimento Sustentável”, criticou. Ele reafirmou o compromisso do mandato com a luta da preservação ambiental o que inclui as sementes da agroecologia e outras ações ambientalmente sustentáveis.

Encaminhamentos

Os participantes da reunião definiram alguns encaminhamentos como a promoção de eventos e seminários regionalizados; um calendários de audiências; a realização de uma caravana da agroecologia; estudos para a revisão das Leis que já foram apresentadas e estão tramitando ; o fortalecimento e expansão do fortalecimento e expansão do CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e realizar reunião com secretários de educação e abastecimento para apresentar o Estudo da Alimentação Escolar – Projeto 100% nas Escolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here