O cicloturismo no Paraná será o tema da audiência pública que acontece, nesta quarta-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas. A iniciativa é da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura, e da Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Soldado Fruet.

Inédito

“A proposta de uma política estadual de cicloturismo é inédita no Brasil. É uma modalidade de turismo ecológico, que tem atraído cada vez mais praticantes no país inteiro e no mundo. Queremos o Paraná na vanguarda desta política”, explicou Goura. Segundo ele, o cicloturismo é uma das modalidades de turismo que mais cresce no mundo.

“Por isso, queremos conversar sobre o uso da bicicleta no turismo ecológico no Paraná nesta audiência. O objetivo é debater a criação de uma política estadual de cicloturismo que fomentaria o desenvolvimento desta modalidade no Paraná, apontando diretrizes e incentivos para a sua implantação”, comentou.

Investimentos

Goura destacou que o cicloturismo requer investimentos mínimos e que é uma atividade de baixo impacto para a natureza e beneficia as economias locais. “Enquanto poucas cidades possuem atrativos turísticos convencionais, quase todas possuem atrativos aos cicloturistas”.

Ele explicou que o cicloturista se diferencia do turista comum porque seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente percorre estradas rurais e secundárias, recheadas de atrativos naturais e culturais.

Política Estadual

“Uma política de cicloturismo pode beneficiar muitos municípios que têm atrativos naturais e culturais que são de interesse deste turista, que usa a bicicleta para conhecer os lugares e as pessoas. Isto beneficia a economia das comunidades locais com poucos investimentos, que seriam sinalizações, panfletos, mapas e publicações na internet, sites e redes sociais, com as informações dos circuitos e rotas de cicloturismo”, completou.

Abertura

A abertura do evento contara com a participação dos deputados estaduais Goura, Soldado Fruet e Mabel Canto; do presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl; dos prefeitos Lara de Quatro Barras e Marquinhos de Piraquara e de Emerson Orsini da área de turismo da Itaipu Binacional.

Palestras

A audiência pública terá os seguintes palestrantes: David Couto de Antonina (PR); Viviane Mendonça do Bike Salto Alto; Patricia Valverde da Bicicletaria Cultural; Thérbio Moraes da Revista Bicicleta; Rodrigo Telles do Clube do Cicloturismo Brasil e Ademir Winkelhaus do Circuito do Vale Europeu – Timbó (SC).

SERVIÇO:

Audiência Pública Cicloturismo no Paraná

Data: Quarta-feira, dia 20

Hora: A partir das 9 horas

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Curitiba – PR – 80.530-911

Telefone: 41 3350-4000

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here