O deputado estadual Goura (PDT) participou, neste sábado (30), da assinatura do convênio de cooperação entre o Cosmo (Corpo de Socorro em Montanha) e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Com a formalização, o Cosmo vai continuar a atuar no parque e a manter plantões.

“O convênio fortalece a s atividades já realizadas pelo Cosmo no Parque Marumbi. Uma iniciativa louvável do Governo do Paraná e parabenizamos o secretário Márcio Nunes e o diretor de biodiversidade do IAP, Aristides Athayde, o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, e o Diretor de Estruturação de Produtos e Destinos da Paraná Turismo, Rafael Andriguetto”, disse Goura.

Marumbi - Cosmo

O Cosmo atua no Parque Marumbi desde 1996, com voluntários que prestam serviços de prevenção de acidentes, resgate de acidentados, busca de perdidos, manutenção e conservação de trilhas e vias de escalada. As atividades estavam suspensas por conta de problemas burocráticos e agora são retomadas com a assinatura do convênio.

Outra novidade do convênio é a parceria do Cosmo com o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) em várias ações conjuntas. O Cosmo também integrou novos 21 voluntários ao grupo, que foram formados em 2018, que vão atuar na prevenção de acidentes, com orientações aos visitantes do parque, e nos resgates.

Na página do Cosmo no Facebook, o grupo agradeceu a assinatura do convênio ao secretário e ao diretor de biodiversidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here