“É preciso ocupar a política para melhor qualifica-la”, disse Goura na 3ª Semana Edésio Passos

A necessidade de se ocupar a política e qualifica-la no dia a dia foi a ideia central da fala do deputado Goura ao participar da mesa de debate ‘Parlamento, Democracia e Resistência’ na 3ª Semana Edésio Passos, que aconteceu nesta quarta-feira (4), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR. Estavam na mesa a vereadora Professora Josete e o advogado e ativista de direitos humanos Renato Freitas.

“Nunca tinha pensado em ser político. Mas o ativismo me levou quase que naturalmente a ocupar este espaço. Dos atos individuais, da micropolítica fomos para a macropolítica, para a atuação na política tradicional. Decidimos ocupar estes espaços para lutar pelas pautas que defendemos”, disse Goura, que em seguida falou sobre a sua atuação.

“Para fazer com que estes temas, tais como ciclomobilidade, alimentação saudável, urbanismo e cidade para pessoas, agricultura urbana e tantos outros tenham visibilidade e sejam abraçados pela sociedade. E o parlamento, tanto a Câmara de Curitiba quanto a Assembleia legislativa, é o local ideal para isso”, afirmou.

Goura criticou o papel atual dos parlamentos no processo democrático e também a falta de interesse da população em participar e fiscalizar este poder. “A maior responsabilidade é dos próprios parlamentos, que perdem credibilidade por conta da pouca transparência e por limitar a participação popular por outros meios, que já são previstos, como disse a Professora Josete. É preciso ocupar a política para que ela possa se qualificar melhor. E só participando conseguimos isso”, declarou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here