A reativação e reformulação do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), que foi instituído pelo Decreto Estadual nº 1517/2015 e não se reúne desde 2016, foram os temas da conversa entre o deputado estadual Goura e o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Guto Silva, nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu.

“O secretário recebeu a ideia com entusiasmo e se comprometeu com a retomada das atividades do Conciclo, que pode ser um instrumento de fomento ao uso da bicicleta envolvendo a amplitude da bicicleta como mobilidade, esporte, lazer, turismo, saúde e economia”, disse Goura. Ele também sugeriu que o conselho passe a ter sua coordenação pelo Detran-PR.

O secretário Guto Silva disse que a reativação do Conciclo será uma das formas que o governador Ratinho Jr. vai abordar a questão na bicicleta na sua gestão. “A bicicleta vai ter sua importância, nas suas mais variadas formas do esporte ao lazer, do turismo à economia, valorizada no nosso governo. Vamos reativar o Conciclo e fazer as mudanças sugeridas pelo deputado Goura”, disse ele.

Maio Amarelo

Goura explicou que a formalização dessas ações acontecerá no contexto do Maio Amarelo, que foi criada pela ONU para a divulgação e discussão de temas e ações na área da segurança no trânsito. “O secretário disse que vai conversar com o governador e vamos agendar. Provavelmente, faremos algo conjunto no dia do De Bike ao Trabalho, que acontece sempre na segunda sexta-feira do mês de maio. Neste ano será no dia 10”, contou Goura.

Saiba mais no link abaixo:

Conselho Paranaense de Ciclomobilidade – CONCICLO

O Programa Paranaense de Ciclomobilidade – CICLOPARANÁ, instituído pelo Decreto Estadual nº 1517/2015, tem como objetivo implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer no Estado do Paraná, bem como desenvolver a cidadania, a segurança viária, a saúde e a educação no transito e ainda desenvolver o Turismo Sustentável no Estado.

O Conselho Paranaense de CICLOMOBILIDADE – CONCICLO foi criado pelo Decreto Estadual nº 1517 e publicado no Diário Oficial nº 9458 de 25 de maio de 2015. O CONCICLO–PR é órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo na sua área de competência, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA.

Para a consecução dos objetivos estabelecidos no Programa Paranaense de Ciclomobilidade – CICLOPARANÁ foi criado o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade – CONCICLO, responsável por elaborar propostas de Políticas Públicas para viabilizar o cumprimento das ações elencadas no CICLOPARANÁ, sendo que seu funcionamento será disciplinado por regimento interno.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here