O desenvolvimento do cicloturismo na Grande Curitiba foi o tema de um encontro realizado, no dia 11 de abril, em São José dos Pinhais, com a participação de empresários, representantes de órgãos municipais de turismo, da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e do deputado estadual Goura. O objetivo foi apresentar experiências, ações e propostas de políticas públicas para o desenvolvimento desta modalidade de turismo sustentável, que pode ser uma forma de fomentar as economias locais.

 

“Foi muito bom saber que São José dos Pinhais também está avançando nos projetos de cicloturismo e deve lançar suas rotas sinalizadas ainda este ano. Tivemos uma ótima reunião com os representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, do Departamento de Turismo de Pinhais, do Governo do Estado, representado pela Comec, dos ciclistas e dos empresários. Assim, podemos avançar no desenvolvimento do cicloturismo na nossa região”, comentou Goura.

 

O deputado também informou que apresentou quatro projetos que instituem os circuitos de cicloturismo do Litoral, dos Campos Gerais, do Sudoeste e do Alto Iguaçu. “Também protocolamos projeto de lei que institui a Lei do Cicloturismo do Paraná. Precisamos criar uma política estadual de cicloturismo para fomentar o seu desenvolvimento no estado, apontando diretrizes, incentivos e formas para sua implantação”, explicou.

 

Contaram as suas experiências na área do cicloturismo, o empresário Marcelo Gasques, um dos sócios da loja de bicicletas e espaço de conveniências Fiets, que acolheu o encontro, e Valmir Singh, responsável pela Singh Fotografia & Cicloturismo, e um dos organizadores do encontro. Para eles, o desenvolvimento do cicloturismo já acontece de na iniciativa privada e precisa de apoio do poder público,

 

“Nossa experiência reforça o cicloturismo como uma atividade viável e que precisa de uma política pública para se desenvolver ainda mais como alternativa econômica dentro da área do turismo”, disse Singh. O empresário Gasques também confirmou que os empresários querem investir no setor. “Nós podemos promover eventos e atrair cada vez mais pessoas para esta prática que pode movimentar muito a economia local”, disse.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de São José dos Pinhais, Giam Celli, disse que o município aposta no cicloturismo como uma alternativa econômica e que está para lançar seu roteiro de cicloturismo ainda este ano. “Está muito claro para nós que o investimento no cicloturismo vai fomentar o desenvolvimento do município. Tanto que ainda este ano vamos divulgar o projeto que desenvolvemos para o cicloturismo”, informou.

 

Para o diretor presidente da Comec Gilson Santos, o cicloturismo tem grande potencial e poder ser muito positivo economia dos municípios, “O Cicloturismo já é uma realidade, atraindo turistas do mundo todo. Eles estão consumindo, gerando emprego e renda, em uma atividade que não gera poluição ou resíduos e não exige grandes investimentos”, comentou. Veja aqui a matéria no site da Comec.

 

O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Assis Pereira, autor da lei que institui o Circuito de Cicloturismo do município de São José dos Pinhais, também reforçou a importância das políticas públicas para o cicloturismo. “Os estudos comprovam e temos no município o exemplo dos realizados pelo grupo Clã do Pedal, que nos ajudou a desenvolver o projeto que virou lei no ano passado”.

 

Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Turismo de Pinhais Wilton Neto, que falou sobre as Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu em execução no município, e a apresentadora do Programa Pedala Paraná Cynthia Duarte, que contou um pouco da sua experiência como cicloturista e incentivadora da bicicleta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here