O deputado Goura e a equipe do mandato participaram, nesta quinta-feira (9), de uma apresentação sobre Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (PDS Litoral) feita por técnicos do Consórcio Litoral Sustentável responsáveis pela elaboração dos estudos e do projeto, que tem como objetivo propor um planejamento para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Litoral do Paraná de forma sustentável.

“O projeto deverá ser apresentado para a população assim que o Governo do Estado aprovar o relatório final, segundo nos informaram nesta apresentação. O PDS Litoral vai nos permitir uma discussão mais técnica e é essencial que a Assembleia Legislativa se envolva”, disse Goura. “E isto se justifica porque estamos na fase de elaboração do PPA, que é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública.”

O coordenador do PDS Litoral, o arquiteto e urbanista Taco Roorda, explicou que a entrega do documento final será feita numa conferência regional. “Estamos na última fase que é a da divulgação dos resultados e isso depende do governo, que terá que aprovar o PDS Litoral e isto deverá acontecer provavelmente em julho”, informou.

A execução do PDS Litoral durou um ano de cinco meses, segundo a gerente de projeto do Consórcio Litoral Sustentável, Paula Lemos Azem, e envolveu cinco secretarias de estado, duas autarquias. “Foram cinco etapas e em todas elas tivemos a participação da comunidade por meio de oficinas e audiências públicas”, disse.

Um dos representantes da região e que participou de todas as fases do PDS Litoral também participou da reunião. “O Litoral do Paraná está abandonado há mais de 150 anos. São planos e projetos um atrás do outro e não chegamos a lugar algum. Com o PDS Litoral está situação pode mudar”, afirmou Neto Gnatta, assessor parlamentar do deputado federal Aliel Machado e morador de Morretes, onde tem atuação como ativista e na política local.

O PDS Litoral

O Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Estado foi contratado por meio de edital de concorrência e um financiamento junto ao Banco Mundial no valor de R$ 4,8 milhões. O PDS Litoral abrange os municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

Acesse aqui o site oficial do PDS Litoral

Os trabalhos envolveram especialistas das secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura e Logística; de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; de Planejamento e Projetos Estruturantes. Também o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes); Paraná Turismo e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

O plano foi dividido em cinco etapas: montagem do plano de trabalho; levantamento de dados da região; construção de cenários e visão de futuro; criação do plano de ação e conferência regional. Segundo documentos do PDS Litoral, “O objetivo é estabelecer diretrizes e ações estratégias para o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná, respeitando as peculiaridades de cada município e fragilidade ambiental da região, protegendo o patrimônio natural, histórico e cultural, e garantindo o protagonismo dos atores locais no processo de elaboração.”

Conheça um dos estudos do PDS Litoral,  o Relatório De Construção de Cenários e Visão de Futuro Consolidado do PDS Litoral:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here