O deputado Goura acompanhou, nesta quinta-feira (6), o alpinista Waldemar Niclevicz na conversa com o governador Carlos Massa Ratinho Jr sobre a próxima expedição, que começa no dia 17 de junho, de escalar todas as montanhas acima de 4 mil metros dos Alpes Europeus, num total de 82 montanhas, em 120 dias. O superintendente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, também acompanhou o encontro.

“Waldemar é a nossa grande referência do alpinismo paranaense, o primeiro brasileiro a subir o Everest, que ele conquistou duas vezes”, disse Goura ao governador, explicando que fez uma homenagem ao alpinista na Assembleia Legislativa na abertura da Semana do Meio Ambiente. “Por isso, pedi para o governador recebê-lo e conhecer o seu trabalho, que ajuda a preservar o patrimônio natural do Paraná”, disse o deputado.

O governador Ratinho Jr se mostrou impressionado com as conquistas de Niclevicz, que está comemorando 31 anos de escaladas como profissional. “Ainda não conheço o Marumbi, mas subi várias vezes o Anhangava na adolescência e visitava cavernas aqui na Região Metropolitana de Curitiba”, contou. “Quero aproveitar a sua experiência e lhe convidar para criarmos em parceria uma forma de incentivar o montanhismo no Paraná”, disse.

Niclevicz presenteou o governador com uma biografia fotográfica e elogiou a iniciativa de apoiar o montanhismo. “Os montanhistas ajudam a preservar, por exemplo, o Parque Estadual do Marumbi e o da Baitaca, onde está o Morro do Anhangava. O seu apoio, governador, é muito importante para desenvolver o esporte no Paraná”, agradeceu.

“Waldemar Niclevicz é um paranaense do mundo e um dos dos mais conhecidos e reconhecidos montanhistas brasileiros”, comentou Goura. Ele foi o primeiro alpinista brasileiro a escalar o Everest (em 1995), o único a escalar o K2, e tem ainda no currículo outras cinco montanhas de oito mil metros, além de 31 montanhas andinas com mais de 6 mil metros. “Desejamos ao montanhista e equipe sorte para o sucesso de mais esta conquista.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here