Com o objetivo de promover e difundir a prática do Yoga como forma de desenvolvimento e equilíbrio humano, que promove a saúde mental e física, o deputado estadual Goura (PDT) protocolou projeto de lei para a inclusão no calendário oficial de eventos do “Dia Estadual do Yoga”, a ser celebrado no dia 21 de junho, Dia Internacional do Yoga, e da “Semana de Incentivo à Prática do Yoga” no Paraná.

“A tradição nos legou diferentes estilos de yoga, organizados em diversos métodos e escolas, todas buscando o mesmo objetivo: o autoconhecimento e a saúde física e mental. Entre as linhas de yoga mais praticadas no Brasil estão Ashtanga Vinyasa Yoga, Bhakti Yoga, Hatha Yoga e Kundalini Yoga”, explicou Goura.

Segundo o deputado, atualmente há numerosas escolas e professores de Yoga espalhados por todo o Paraná, instruindo pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida através da prática de exercícios e de sua filosofia. “Diversos estudos apontam os benefícios da prática regular do Yoga na gestação, no ambiente escolar, no tratamento de transtornos de ansiedade e stress, e em outras práticas terapêuticas”, contou.

“Assim, a inclusão no calendário oficial do Dia Estadual do Yoga e da Semana de Incentivo a Prática do Yoga será um grande estímulo às escolas, professores e entusiastas na propagação dessa prática tão benéfica”, concluiu.

Na Câmara de Curitiba

Projeto semelhante, que foi proposto pelo deputado enquanto era vereador, em dezembro de 2018, na Câmara Municipal de Curitiba, que institui no calendário oficial de eventos a Semana de Incentivo à Prática do Yoga (005.00172.2018), será votada em primeiro turno, nesta terça-feira (25). “Curitiba pode incluir o Dia do Yoga e a Semana de Incentivo no seu calendário e assim promover esta prática milenar que há milênios beneficia as pessoas”.

Dia Internacional

Neste ano, o Dia Internacional do Yoga tem como tema das celebrações “Ioga para Harmonia e Paz”. A data foi criada pelas Nações Unidas em 2014, reconhecendo o “apelo universal” dessa prática. Com isso, a ONU espera que o dia internacional aumente a conscientização das pessoas sobre o benefício de praticar ioga.

Segundo as Nações Unidas, “ioga é uma antiga prática física, mental e espiritual, originária da Índia”. A palavra é derivada do sânscrito e significa “unir”, simbolizando “a união do corpo e da consciência”.

Foi a Índia que propôs a criação do dia internacional, recebendo o apoio de 175 países-membros da ONU. A resolução nota a importância para a população de se fazer escolhas de vida saudáveis.

Veja neste vídeo, em inglês, as celebrações do primeiro Dia Internacional de Ioga:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here