Goura anuncia parceria entre comissões de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná e parlamento de Portugal

 

Estabelecer uma parceria entre as comissões de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná e da Assembleia da República, o parlamento português, foi um dos principais resultados da visita do deputado Goura (PDT) à Portugal, quando foi recebido, nesta sexta-feira (5), em Lisboa, pelo deputado Pedro Soares do Bloco de Esquerda (BE).

“Nesta primeira conversa, acordamos que vamos trabalhar para termos uma colaboração entre as comissões das duas casas legislativas. Um dos objetivos do nosso mandato é atuar para além das fronteiras estaduais e ampliar as ações de relações internacionais”, explicou Goura, que, entre 27 de junho e 6 de julho, cumpriu diversas agendas nas cidades de Lisboa, Coimbra e Aveiro.

 

Tanto Goura como Pedro Soares são presidentes das respectivas comissões, na Assembleia Legislativa, Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República.

 

Os deputados conversaram sobre as possibilidades de ampliar as relações internacionais entre Brasil e Portugal no âmbito dos parlamentos. “Mesmo sendo dois legislativos em esferas diferentes [Portugal tem um sistema unicameral] é possível estabelecermos termos de cooperação de várias formas e o deputado Soares se mostrou disposto a concretizar esta proposta”.

 

O parlamentar português, que é da cidade de Braga e membro do Bloco de Esquerda (BE), se mostrou entusiasmado pela possibilidade de parceria entre as duas comissões. “Faz sentido termos este tipo de colaboração com a Assembleia Legislativa, já que há uma proporcionalidade em vários aspectos entre Portugal e o Paraná”, comentou.

 

“O importante é destacar que a pauta ambiental não é só local e as questões climáticas estão a comprovar que são necessárias ações globais para revertermos esta situação que está se agravando e colocando em risco o planeta”, disse Soares. Ele destacou que os temas relacionados ao ambiente são cada vez mais importantes. “Por isso, esta parceria deve ser vista como uma oportunidade de acordo importante”.

 

Durante a conversa, Goura explicou que o seu mandato tem as questões ambientais como uma das principais pautas, que também incluem outras como mobilidade, direitos humanos, cultura, e agroecologia, por exemplo. Também explicamos que a atual conjuntura política, principalmente nacional, não é favorável ao meio ambiente e que, por tanto, termos cooperação internacional com Portugal pode ser muito relevante”, disse.

 

Soares contou que entre as atividades da Comissão de Ambiente se destacam o Roteiro para a Neutralidade Carbônica, que foi debatido e aprovado na Assembleia da República, e os planos estratégicos para áreas como a mobilidade e produção de energia sustentáveis. “Portugal está avançando nestas áreas e poderemos colaborar para que haja este intercâmbio entre nossos parlamentos”.

 

Sessão plenária

Goura agradeceu ao deputado a oportunidade de conhecer a Assembleia da República e presenciar uma sessão das galerias do plenário do Palácio de São Bento. “Sempre é bom conhecer a realidade de outros países e como deputado esta foi uma experiência importante ver o funcionamento do parlamento português”.

 

Saiba mais sobre a Assembleia da República de Portugal, o deputado Pedro Soares e o Bloco de Esquerda:

Deputado Pedro Soares (BE)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here