Goura faz balanço da visita a Portugal e diz que Poder Legislativo também deve fazer política internacional

O deputado é o vice-presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná.

O Mandato Goura, reafirmando seu compromisso com a transparência, passa, neste momento, a divulgar e prestar contas da viagem do deputado a Portugal, feita no início de julho.

A viagem foi motivada pelo convite feito pela Universidade de Aveiro (UA) para  Goura fazer uma conferência no “Seminário Cultura Território e Lazer – Diálogos Entre Políticas Públicas do Brasil e Portugal”, que aconteceu nos dias 1 e 2 de julho.

O deputado aproveitou sua estadia para realizar diversas agendas nas cidades de Lisboa, Coimbra e Aveiro, com encontros e visitas importantes para se incrementar uma política de relações internacionais entre o Brasil e Portugal, com intercâmbios nas áreas legislativa, cultural, econômica e ambiental.

“Estivemos em poucos dias em eventos e reuniões com pessoas e instituições de grande importância para as políticas públicas portuguesas. Foram agendas relevantes e com desdobramentos práticos aqui para o Paraná. Temos muito a aprender e nos beneficiar com Portugal e tenho certeza de que a recíproca é verdadeira”, disse.

“O Poder Legislativo também deve fazer política internacional”, concluiu Goura.

Na sequência vamos publicar as matérias sobre as atividades do deputado Goura em Portugal, entre os dias 27 de junho até o dia 6 de julho de 2019.

Goura em Portugal – Visita à Assembleia da República

Um dos destaques da viagem foi o encontro com o deputado Pedro Soares do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República, que é o parlamento nacional de Portugal, e no qual foi proposto um acordo de cooperação internacional entre a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa e a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República. Confira a matéria clicando na foto abaixo:

Na sequência vamos publicar algumas matérias sobre as atividades do deputado Goura em Portugal, entre os dias 27 de junho até o dia 6 de julho de 2019.

Abaixo você pode conferir a matéria sobre o seminário na Universidade de Aveiro

Goura em Portugal – Seminário na Universidade de Aveiro, em Portugal

No “Seminário Cultura Território e Lazer – Diálogos Entre Políticas Públicas do Brasil e Portugal” organizado pelo Núcleo de Estudos em Cultura de doutorado e Ócio da Universidade de Aveiro e do programa de doutorado participaram o deputado Goura, a professora Simone Rechia do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do professor José Carlos Mota – Universidade de Aveiro / Portugal.

Goura em Portugal – Conversas em Coimbra

Logo após chegar a Lisboa, no dia 27 de junho, Goura foi para a histórica cidade universitária de Coimbra onde se reuniu com as investigadoras (como se diz lá pesquisadoras acadêmicas) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Luciane Lucas dos Santos, integrante do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL/CES) e Nathalie Nunes, integrante do consórcio URBiNAT (Urban Innovative and Inclusive Nature), que trabalha com projetos de regeneração urbana e habitação social.

 

Goura em Portugal – Bate-papo com cicloativistas de Aveiro 

Trocar experiências e falar sobre as dificuldades comuns relacionadas à mobilidade ativa foram os temas principais da conversa do deputado Goura com os integrantes da Cicloaveiro (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta de Aveiro). O encontro aconteceu no espaço Trilhos da Terra.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here