O Mandato Goura entregou, nesta quinta-feira (26), ao secretário municipal de Governo da Prefeitura de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, o abaixo-assinado e o manifesto em favor da manutenção dos limites de velocidade na Área Calma, de 40 km/h, e nas Vias Calmas, de 30 km/h, que foram feitos para mobilizar a sociedade em favor desta política pública de segurança no trânsito. O secretário Jamur se comprometeu a protocolar e encaminhar os dois documentos ao IPPUC e à Secretaria de Defesa Social, que agora abriga a Superintendência de Trânsito. Na reunião também foram tratados outros assuntos referentes à pauta do Mandato Goura.

“O secretário Jamur se mostrou muito receptivo e recebeu nossas reivindicações de manutenção da Área Calma e das Vias Calmas com atenção. Acredito que seremos bem-sucedidos nessa questão”, comentou o vereador Goura. “Com o abaixo-assinado e o manifesto protocolados teremos uma posição oficial da prefeitura. Estou otimista que será em favor das pessoas e por uma cidade mais segura para todos”.

TRANSPARÊNCIA
O secretário de Governo foi bem claro ao atender o vereador Goura e equipe em seu gabinete. “Vereador, você não vai me ver enrolar. Não faço isso. Digo o que tem que ser dito. Minha postura é de transparência”, disse ele já no início do encontro. Ele também foi direto em dizer que todas as reivindicações feitas serão analisadas. “As que envolvem questões de orçamento terão que esperar até que as finanças da prefeitura estejam equacionadas”.

INFRAESTRUTURA E CICLOMOBILIDADE
O vereador Goura reforçou o pedido pela manutenção das políticas de apoio à mobilidade ativa e pediu para o secretário de Governo que o orçamento definido na LOA de 2017 para a área, cerca de R$2,3 milhões, seja realizado. “Queremos que a prefeitura execute o orçamento para manutenção, implantação e revitalização da infraestrutura cicloviária da cidade”, explicou Goura.

O secretário disse que a prefeitura está fazendo um diagnóstico sobre essa infraestrutura. “A secretaria do Meio Ambiente e o IPPUC estão elaborando diagnóstico sobre essa infraestrutura e depois disso saberemos o que e como fazer o que for necessário”, explicou Jamur. Ele também disse que o Sistema Público de Bicicletas vai ser encaminhado e que tudo no que se refere a planejamento e operação será apoiado para que tenham as melhores soluções.

REGIÃO METROPOLITANA
O Mandato Goura também apresentou a proposta para que as políticas de ciclomobilidade também envolvam a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e que a intenção de se ter os assuntos metropolitanos também contemplados em comissão na Câmara Municipal. “O secretário se mostrou favorável e disse que essa é uma das linhas prioritárias dessa gestão na hora de planejar e definir as políticas. “É isso que o prefeito quer”, disse Jamur. O vereador entregou uma proposta de integração de ciclomobilidade na Região Metropolitana ao secretário.

JICA E HOLANDA
O secretário Jamur também deu encaminhamento favorável pela manutenção de convênios e parcerias na área da ciclomobilidade. “A parceria com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) deve ficar mesmo com o IPPUC, segundo o secretário, e o termo de cooperação com a universidade de Twente e Consulado da Holanda também. O secretário Jamur disse que esses projetos seguem em frente”, informou Goura.

As políticas, programas e projetos relacionados às mulheres também tiveram manifestação favorável do secretário de Governo. “Defendemos a manutenção da Secretaria da Mulher e obtivemos o compromisso de que as políticas para o setor serão mantidas e até ampliadas”, comentou Goura. O secretário não confirmou se a estrutura será uma secretaria. “O que nós queremos é trabalhar para reforçar e melhorar a nossa atuação nas políticas para as mulheres”, declarou Jamur.

PRAÇA DE BOLSO DA GILDA
O vereador apresentou ao secretário Jamur o projeto da Praça de Bolso da Gilda e explicou os detalhes de como seria executado e pediu o apoio da prefeitura para que ele aconteça o mais breve possível. “Explicamos que essa ação visa uma parceria entre a sociedade civil e o poder público na construção do bem comum, seja material ou imaterial. Neste caso é essa praça em homenagem a essa personagem que tão bem representa a causa do respeito à diversidade LGBT para Curitiba”, explicou Goura. “Gilda precisa ser lembrada!”. O secretário disse que vai encaminhar a proposta junto ao IPPUC e que depois informará os encaminhamentos.

Também foram tratadas na reunião questões referentes ao acompanhamento das pautas de trabalho e agenda do prefeito, além das dos secretários municipais e dos administradores regionais. O projeto do Vale do Pinhão também foi debatido. Outro tema foi o pedido de encaminhamento da lei que denomina um logradouro público da cidade com o nome Edson José Feltrin, referência do movimento comunitário de Curitiba.

Assine aqui o manifesto pela manutenção da Área Calma e das Vias Calmas: https://goo.gl/1FIeRW

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here