Goura acompanhou, nesta terça-feira (13), um grupo de artistas visuais na visita à Gazeta do Povo para conversar com o diretor Leonardo Mendes Jr. sobre as recentes publicações daquele jornal referentes ao show do cantor Caetano Veloso e à exposição “Queermuseu”, que tiveram títulos, chamadas e textos considerados difamatórios e mentirosos.

“Sugerimos o encontro e o diretor da Gazeta se colocou à disposição para recebê-los. Foram apresentados os fatos que geraram a indignação dos artistas com relação aos conteúdos do jornal. Leonardo Mendes também se colocou à disposição para dar espaço às manifestações dos artistas”, disse Goura. Segundo ele, o encontro foi respeitoso e franco. “O diretor admitiu que parte dos textos foram corrigidos e títulos das matérias alterados,” contou.

A artista Cíntia Ribas comentou que mesmo que o jornal tenha uma linha ideológica conservadora não pode divulgar preconceitos. “Tudo o que aconteceu com a exposição Queermuseu, que tem 12 artistas paranaenses, foi censura. Agora se retoma o tema e o associa a um músico como Caetano com informações falsas”, comentou. “O show dele vai realmente contribuir para o ‘crowdfunding’, mas não serão R$ 690 mil e a mostra também não promove pornografia e zoofilia, como sugerido na publicação.”

“As questões foram esclarecidas e o Leonardo disse que os artistas, se quiseram, podem produzir artigo esclarecendo suas posições e também para dar notícia sobre a exposição e o ‘crowdfunding’ – que pretende reformar o Parque Lage, no Rio de janeiro, para receber a exposição”, informou Goura. Participaram da reunião Cíntia Ribas, Constance Pinheiro, Willian Santos e Thiago Autran.

QUEERMUSEU
A exposição “Queermuseu Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que esteve, em setembro do ano passado, no Santander Cultural em Porto Alegre, e que foi cancelada após as milícias do ódio da internet a atacarem com falsos argumentos e preconceitos, reunia 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade sexual.

São estes os artistas paranaenses que estiveram na mostra Queermuseu: 1. Constance Pinheiro, 2. Cintia Ribas, 3. Alan Amorim, 4. Felipe Scandelari, 5.Willian Santos, 6.Tony Camargo, 7. Juliana Burigo. 8. Efigênia, 9. Didonet Thomaz, 10. Danilo Villa, 11. Fernando Bini, 12. Suzana Lobo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here