Mandato Goura

Depois de debater crise hídrica, Goura apresenta projeto sobre reuso da água

“Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”. Isto é o que preconiza o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável n.° 6 (ODS 6) da Agenda 2030. E foi com base neste ODS que o deputado estadual Goura (PDT), juntamente com o deputado Evandro Araújo (PSC), apresentou o Projeto de Lei n.° 615/2020, que dispõe sobre o uso responsável da água no Paraná.

O objetivo é desenvolver ações que visem inibir qualquer atividade que desperdice água potável ou cause sua má utilização, além de estimular mecanismos e tecnologias que aumentem a eficiência de seu uso.

“Estamos vivendo a maior crise hídrica do Estado do Paraná e não temos perspectivas de uma melhora efetiva dos nossos reservatórios. Precisamos, sim, falar do reuso da água, aproveitamento e captação de água da chuva, de reutilização da água do ar condicionado e do aumento das áreas permeáveis”, argumentou Goura.

Entre os principais objetivos do projeto de lei, destacam-se: propiciar atividades e mecanismos para assegurar a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; promover pesquisas e discussões sobre o uso responsável da água, sua adequada finalidade, seu reuso, bem como sobre o gerenciamento dos recursos hídricos do Estado; desenvolver campanhas visando a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, e fazer ampla divulgação de políticas públicas de combate ao desperdício e má utilização da água.

Goura ressaltou ainda que a solução para a crise hídrica passa, necessariamente, pela preservação do meio ambiente. “Água é um recurso escasso. Além do uso responsável da água e do desenvolvimento de tecnologias de tratamento de água, temos que desenvolver políticas públicas de proteção às nascentes, rios e bacias”, frisou Goura.

Clique na imagem abaixo para ter acesso ao projeto de lei 615/2020.

“Salve a Água: ciclo de audiências públicas”

Diante da grave crise hídrica que Curitiba e Região Metropolitana têm enfrentado nos últimos meses, a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, que é presidida pelo deputado Goura, promoveu um ciclo de audiências públicas sobre os reservatórios de Curitiba e Região.

Foram realizadas quatro audiências públicas com representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, dos municípios dos entornos das represas, do IAT, da Sanepar, das universidades e de outras entidades que atuam na área do meio ambiente.

A primeira audiência pública foi sobre Piraquara I e II, no dia 10 de setembro; a segunda no dia 17 de setembro, sobre a represa do Iraí; a terceira no dia 24/09, sobre a represa do Passaúna e a quarta audiência foi realizada no dia 1º de outubro, sobre a represa do Miringuava.

Para saber mais sobre as audiências, clique na imagem abaixo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo