Mandato Goura

Venha comemorar o Dia Mundial do Brincar, no Museu Oscar Niemeyer (MON), neste domingo (28)

Para comemorar o Dia Mundial do Brincar, que acontece anualmente no dia 28 de maio, diversos coletivos se reúnem para promover, neste domingo (28), das 10 às 15 horas, o “Brincar no MON”, com várias atividades gratuitas no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico.

 

A iniciativa é do Mandato Goura, com o apoio do MON. As atividades incluem ateliê de artes, máquina pedale pelo seu suco, yoga, oficina de mini-jardim, contação de histórias, degustação de instrumentos, labirinto, criação, conserto e adaptação de brinquedos e jogos com sucata e outras. Confira a programação abaixo, aqui e no perfil: https://www.instagram.com/brincar.no.mon/

 

Lei Municipal da Semana do Brincar

 

Em março de 2018, Goura aprovou na Câmara de Vereadores projeto de lei que instituiu e incorporou ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana do Brincar”, contou o deputado estadual Goura (PDT).

 

“Ainda em 2018, fizemos o primeiro Brincar no MON com centenas de crianças e familiares participando. Foi um sucesso que queremos repetir”, lembrou o deputado.

 

A importância do brincar

 

A Semana do Brincar tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.

 

“O brincar promove o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da criança. O brincar é o instrumento de expressão da criança. O brincar é fonte de aprendizado e troca de saberes. O brincar é uma forma de expressão cultural. O brincar cria vínculos sociais e de comunicação. O brincar é fonte de prazer e liberdade”, destacou Goura.

 

Programação

 

O “Brincar no MON” neste domingo (28) terá uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade para refletir sobre a importância do brincar, em local coberto e protegido, no Salão de Eventos do MON.

Confira as atrações:

 

– O ateliê é livre, pode entrar!

O Navio é um ateliê à deriva. Ao longo do dia, o espaço será montado, desmontado e alterado para que cada participante expresse sua subjetividade com os materiais disponibilizados pela arte-educadora (a partir de 4 anos).

 

– Brincares Oficina criativa

Um ambiente brincante e sensorial com elementos naturais voltado a crianças pequenas (0 a 3 anos).

 

– Contação colaborativa de histórias

Vestidas com adereços (perucas, chapéus, óculos, etc.), as crianças participam da criação coletiva de uma história onde cada um(a) contribui com um ponto (a partir de 4 anos).

 

– Oficina de arte-natureza

Atividade para dar asas à criatividade com tintas feitas a partir de materiais encontrados na natureza (a partir de 9 anos).

 

– Brincadeiras no Labirinto

Montagem e exploração de um labirinto de tijolinhos de espuma multicoloridos (a partir de 4 anos).

 

– Pedale pelo seu suco

Bicicletas adaptadas a liquidificadores promovem consciência ambiental e alimentação saudável. Em parceria com a Jardinita (a partir de 9 anos) – Traga seu copo retornável.

 

-Degustação de instrumentos

Para crianças e jovens experimentarem diferentes instrumentos musicais elétricos (a partir de 4 anos).

 

– Brincar de criar a cidade

As crianças criam sua própria cidade coletivamente a partir de desenhos e outros materiais (a partir de 4 anos).

 

-Oficina de toycraft

Criação, conserto e adaptação de brinquedos e jogos com sucata (a partir de 4 anos, com adulto responsável).

 

– Yoga para crianças

Prática de posturas de yoga com histórias para crianças e famílias, às 11h e 11h30 (a partir de 4 anos).

 

– Oficina de mini-jardim

Uma reflexão sobre meio ambiente e sustentabilidade através de uma oficina prática de microjardinagem com suportes reciclados (a partir de 4 anos).

 

– Criar com a natureza

Desenhos, esculturas, colagens, fantasias e outras composições com elementos da natureza a partir de materiais coletados com as crianças nos jardins do MON (a partir de 4 anos)

 

– Roda de musicalização para bebês

Espaço para bebês se movimentarem livremente junto com pais, mães e cuidadores. Roda de musicalização às 10h30 (0 a 2 anos).

 

– Maleta de brinquedos

Jogos e interação lúdica para promover o brincar. Durante a atividade, a criança se descobre, se transforma, aprende, compartilha e interage. (a partir de 9 anos)

 

– Oficina de compostagem

Atividade recreativa de educação ambiental para ensinar as crianças a compostar em casa os resíduos orgânicos (a partir de 9 anos).

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo