Mandato Goura

Domingo (19) é dia de “Brincar no MON”

Neste domingo (19), o Mandato Goura realiza a 4ª edição do Brincar no MON. O evento marca a Semana Estadual do Brincar e vai reunir coletivos independentes, arte-educadores, famílias e crianças de todas as idades. As atividades serão realizadas no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita, das 10 às 15 horas.

 

O objetivo do evento, que conta com o apoio da direção do MON e a organização de Roberta Cibin, produtora cultural e especialista em Gestão Cultural, é sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.

 

Roberta Cibin explica que ao longo do dia serão realizadas diversas atividades que incentivam o brincar em todos os seus aspectos. “São atividades lúdicas voltadas para promoção do aprendizado e do estímulo ao desenvolvimento infantil integral através de brincadeiras. As crianças de todas as idades poderão se divertir à vontade em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou.

 

Semana Estadual do Brincar

 

A lei que instituiu a Semana Estadual do Brincar é de autoria do deputado estadual Goura (PDT) e foi sancionada este ano no Paraná. Em 2018, Goura, enquanto vereador, aprovou projeto de lei que instituiu e incorporou ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana do Brincar.

 

“Garantir o desenvolvimento psicossocial, físico e cultural das crianças é um dever do poder público, e estimular a brincadeira e a socialização em espaços públicos e privados é essencial para fomentar a cidadania nas próximas gerações”, ressaltou Goura.

 

Fotos: Franklin de Freitas

 

Atividades programadas

 

O ateliê é livre, pode entrar. – Ateliê Tato

Um ateliê à deriva: o espaço será montado, desmontado e alterado para que cada participante expresse sua subjetividade com os materiais disponibilizados pela arte-educadora (a partir de 4 anos).

 

Jogos de tabuleiro – Associação Serpiá

Atividades competitivas e colaborativas. Brincadeiras para crianças a partir de 4 anos e jogos de tabuleiro a partir de 5 anos.

 

Brincadeiras no Labirinto – Casa Labirinto

Montagem e exploração livre de um labirinto de tijolinhos de espuma multicoloridos (a partir de 4 anos). Às 11h haverá roda de musicalização infantil para crianças de 1 a 4 anos.

 

Atividades com e na natureza – Casa Casulo

Vivência do ambiente natural, gerando experiências de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem individual e coletiva. Para crianças até 10 anos.

 

Pedale pelo seu suco – Instituto Energia Humana

Bicicletas adaptadas a liquidificadores promovem consciência ambiental e alimentação saudável (a partir de 9 anos).

 

Show de bolhas de sabão – Era Uma Vez Recreações

Chuva de bolhas gigantes de sabão! Uma brincadeira mágica e divertida que entretém, encanta e contribui para o desenvolvimento infantil integral.

 

Expedição conexão – Dá Pra Recriar

Jogo de RPG com consciência socioambiental, em que as crianças protagonizam a história vivendo aventuras lúdicas e desafios que só poderão ser solucionados com a cooperação do grupo.

 

Arte e natureza: percurso criativo – Percursos da Infância

Um mergulho no mundo das texturas, cheiros e formas encontradas nos elementos naturais para criar composições incríveis a partir das técnicas de colagem e frotagem.

 

Oficina de mini-jardim – Iracema Bernardes

Oficina prática de microjardinagem com suportes reciclados. Seleção e combinação de plantas em escala reduzida para refletir sobre meio ambiente e sustentabilidade (a partir de 4 anos).

 

Maleta de brinquedos – Arco do Sol

Jogos e interação lúdica para promover o brincar a partir de uma mala de brinquedos infantis. (A partir de 9 anos).

 

Ateliê de experimentações poéticas – Navio Ateliê

Oficinas criativas de linguagens gráficas relacionando arte, brincar e cultura da infância. Para crianças de 12 meses a 8 anos.

 

Mandalas de linhas – Lavínia

Oficina de construção de mandalas artesanais. A atividade estimula a concentração, meditação e o autoconhecimento, enquanto trabalha criatividade e autoestima.

 

Sessão de cinema – Bananeira

Exibição do documentário “O começo da vida – Lá fora”, de Renata Terra, sobre a reconexão da infância com o mundo natural. Sessões às 10h, 12h e 14h.

 

Eco-Arte – Casa Poppis

Vivência de eco-arte para crianças e pais criarem livremente.

 

Serviço:

 

Evento: 4ª edição do Brincar no MON

Local: salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer – Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico de Curitiba.

Horário: 10h às 15h

Entrada: gratuita

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo