Mandato Goura

Goura cumpre agendas em Antonina, com lançamento de livro e visitas à usina hidrelétrica e acampamento agroecológico do MST

O deputado estadual Goura (PDT), esteve, neste final de semana, nos dias 22 e 23, em Antonina, no Litoral do Paraná para cumprir diversas agendas: de lançamento de livro sobre ciclomobilidade, visita à usina hidrelétrica e ao acampamento do MST, que é modelo de produção agroflorestal.

Livro

Na sexta-feira (22), Goura esteve no lançamento do livro “O Brasil que Pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas”, que mostra o cotidiano das cidades onde mais se usa a bicicleta no país e que inclui Antonina. Os textos foram baseados em pesquisas inéditas realizadas pelos autores especialmente para o livro.

Lançamento do Livro O Brasil Que Pedala - Antonina

A pesquisa e o artigo do livro foram produzidos por David Couto, mestre em Sociologia Política (UFSC), cicloativista e morador de Antonina; por José Carlos Belotto, mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UFPR), cicloativista e coordenador do Programa CicloVida (UFPR) e Silvana Nakamori, mestre em Planejamento e Governança Pública (UTFPR) e Coordenadora de Publicações do Programa Ciclovida (UFPR).

“O livro é um trabalho importante sobre a mobilidade ativa nas cidades brasileiras, em especial nas cidades pequenas. Aproveitamos pra reforçar a demanda pela construção de uma ciclovia entre Morretes e Antonina. Uma obra viável e necessária para a segurança dos ciclistas do nosso Litoral e para estimular o cicloturismo na região”, disse Goura.

Usina

O deputado Goura, acompanhado de assessores do gabinete e familiares, visitou, na manhã de sábado (23), a Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza, também em Antonina, e que é a maior central subterrânea do sul do país, com potência de 260 MW e reservatório em Campina Grande do Sul. “É uma obra de engenharia impressionante. Fomos muito bem atendidos pelo pessoal da Copel, que nos explicou tudo sobre a usina”, comentou.

Visita Usina Hidroelétrica Parigot de Souza

Acampamento agroflorestal

Goura também visitou o acampamento José Lutzenberger, que ocupa parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no Litoral Norte. Desde 2003, os agricultores conciliam a produção de alimentos livres de agrotóxicos com a recuperação da Mata Atlântica. A comunidade ganhou o prêmio Juliana Santilli, na categoria ampliação e conservação da agrobiodiversidade, e tem sua história de mais de 15 anos como tema do documentário “Agroflorestamento é Mais”.

“Foi uma experiência muito significativa. Tivemos um almoço agroecológico, no Rio Pequeno, em Antonina, e conhecemos a experiência do cultivo agroflorestal praticado pela comunidade, que recuperou uma área devastada pela criação de búfalos. É um exemplo de fartura e respeito à natureza neste acampamento do MST no nosso litoral”, disse Goura.

Acampamento do MST José Lutzenberger

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo