Mandato Goura

Goura participa da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

O deputado estadual Goura participou, nesta segunda-feira (5), em Curitiba, da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ªCesan) e falou, logo após a abertura do evento, sobre agricultura urbana aos participantes.

“Compartilhamos a nossa experiência na discussão e aprovação da lei municipal da Agricultura Urbana de Curitiba e as relações que isto tem com o direito à cidade e a ocupação dos espaços públicos”, contou Goura. A 5ª Cesan é organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PR).

Na conversa com os mais de 300 presentes, Goura disse que “não há política pública eficiente sem participação popular e esta conferência estadual é um exemplo importante de consolidação deste princípio”, ao destacar a importância da participação da sociedade na definição de políticas públicas para a segurança alimentar e o direito à alimentação adequada.

A realização da conferência estadual é parte obrigatória do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes foram definidos a partir das etapas realizadas em 383 municípios e nos encontros em 14 macrorregiões, que reuniram mais de 20 mil pessoas.

Segundo os organizadores, o tema da 5ª Cesan, “Comida no Campo e na Cidade: o que Temos e o que Queremos?”, tem como proposta ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar e do direito humano à alimentação adequada.

“As conferências são espaços de formação, de aprofundamento de conceitos, de avaliação da implementação da política de segurança alimentar e nutricional, bem como de elaboração de propostas para pautar as políticas públicas”, disse a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcia Stolarski.

Confira a apresentação do deputado Goura clicando na imagem:

Agricultura urbana

Na sua fala, Goura contou que a agricultura urbana também pode contribuir muito com a soberania alimentar e o direito à alimentação adequada. “No espaço urbano, e com a sua ocupação pelas comunidades, podemos ter com a agricultura urbana não só mais uma alternativa para a produção, mas também para o convívio e troca de experiências”, disse.

O projeto de lei da Agricultura Urbana de Curitiba foi aprovado em setembro de 2018 e foi sancionado como a Lei Nº 15300 de 28/09/2018. “É um marco, pois foi resultado de um processo participativo e democrático, que permitiu, a partir de diversas reuniões, uma discussão ampla sobre o que é a agricultura urbana e como termos uma lei que incentivasse a sua prática”, contou Goura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo