Mandato Goura

Goura participa da audiência pública sobre o “PL do Veneno” na Alep

O vereador e deputado estadual eleito Goura participou, nesta quarta-feira (17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da audiência pública que debateu os riscos da possível aprovação do “Pacote do Veneno” (PL 6299/2002), em tramitação da Câmara dos Deputados, e a criação de uma Política Estadual para a Redução dos Agrotóxicos no Paraná.

“Este tema já é uma das nossas preocupações na Câmara Municipal. Já fizemos alertas sobre o PL do Veneno, aprovamos a Lei da Agricultura Urbana e a Lei da Semana da Alimentação Consciente. Vamos ampliar estas pautas e também aprofundar nossa atuação com relação aos agrotóxicos e todos os problemas envolvendo a flexibilização do seu uso no Brasil e que coloca o meio ambiente e a saúda da população em risco”, disse Goura.

Audiência Pública - Alimentação Saudável e redução de agrotóxicos álbum 

Promovida pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Casa e pelo Fórum Estadual Permanente de Combate aos Agrotóxicos, a audiência teve a apresentação do engenheiro agrônomo e coordenador do grupo de trabalho sobre agrotóxicos e transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Leonardo Melgarejo.

A assessora jurídica da Terra de Direitos, Naiara Bittencourt, falou sobre as consequências da aprovação do PL do Veneno e sobre a Política Nacional de redução do Uso de Agrotóxicos (PNARA). Ela destacou as competências para legislar sobre agrotóxicos nos diversos níveis da administração pública e da importância das ações que promovam a redução do uso e promovam a agroecologia.

“Os alimentos que estão na mesa dos paranaenses que não têm a segurança técnica que deveriam ter. A situação é grave e qualquer flexibilização legal para usar mais agrotóxicos representa mais riscos à saúde “, explicou o deputado estadual Rasca. Segundo ele, quase 30% do agrotóxico utilizado no Paraná é contrabandeado. “Além disso, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, enquanto o Paraná é o segundo estado que mais consome”.

Também participaram da audiência pública os deputados Claudio Palozi (PSC), Nelson Luersen (PDT) e Tadeu Veneri (PT); o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná e coordenador do Fórum Estadual Permanente de Combate aos Agrotóxicos, Saint-Clair Honorato Santos; a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho; a assessora jurídica da Terra de Direitos, Naiara Bittencourt; o consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Valter Bianchini; e o diretor de Defesa Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Adriano Riesemberg.

Confira aqui a apresentação do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo

E aqui a da advogada popular Naiara Bittencourt

Abaixo as fotos da audiência:

Debate sobre o “Pacote do Veneno” as políticas de redução de agrotóxicos 17/10/2018

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo