Mandato Goura

Lei do Sistema Estadual de Cultura é aprovada na Assembleia do Paraná

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (20), em segunda discussão, o projeto de lei 813/2019, que cria o Sistema Estadual de Cultura no Paraná (SEC-PR) e consolida a cultura como política de Estado. Com a nova lei, o Paraná integrará o Sistema Nacional de Cultura.

O deputado Goura disse, durante o encaminhamento da votação, que a aprovação da lei é importante, mas ele também chamou a atenção para o problema da falta de financiamento das políticas públicas para o setor cultural.

“Quero destacar que só teremos política de cultura se tivermos orçamento para a Cultura. Por isso, temos que passar do 0,25% e atingir, progressivamente, a meta de ter 1,5% do Orçamento do Estado para a cultura. Investir em cultura também é um bom negócio”, disse Goura. “E para que tudo isso aconteça, nós defendemos a recriação da Secretaria de Cultura”, concluiu.

Direitos culturais

“Com o Sistema Estadual de Cultura poderemos promover o exercício pleno dos direitos culturais dos paranaenses”, disse Goura. Segundo ele, a adesão do Paraná ao Sistema Nacional de Cultura é uma garantia para que se tenha mais transparência e democracia na gestão da cultura no estado.

“Transparência e participação social serão fundamentais para se implantar políticas públicas de cultura no Paraná. Com essas diretrizes poderemos democratizar a produção de bens culturais e o acesso da população aos serviços culturais.”

Sem superintendente

O deputado alertou aos colegas deputados que a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura ainda está sem superintendente de cultura. “Quero lembrar a todos que nós estamos oficialmente sem superintendente da cultura há quase um ano. Esta situação não pode permanecer indefinida. Soubemos, neste final de semana, que quem ocupava o cargo seria reconduzida, mas não foi confirmado até o momento”, informou.

Goura disse que outro ponto importante do projeto é que ele prevê reconhecer, proteger, salvaguardar, valorizar e promover o patrimônio material, imaterial, histórico, artístico, arqueológico, natural, documental e bibliográfico do Paraná.

“A proteção ao patrimônio cultural histórico e artístico do estado é muito importante e uma política cultural que deve ser executada. Só assim preservaremos a cultura caiçara e faremos o inventário do patrimônio geológico, por exemplo”, disse.

Política emergencial

Outro destaque feito pelo deputado foi que o SEC-PR poderá implantar políticas públicas permanentes e emergenciais para cultura. “A atual crise que estamos em meio à pandemia também exige ações para a área da cultura”, disse.

Ele lembrou que o Mandato Goura encaminhou oficialmente ao Governo do Estado propostas que chegaram provenientes da classe artística. “O Paraná também precisa dar uma resposta, a exemplo de outros estados, para as classes artísticas e aos produtores culturais neste momento”, disse.

Goura disse que o governo precisa ter um plano para o atendimento de empresas do setor cultural como redução de impostos e destinar recursos ao o Fundo Estadual de cultura para financiar essas políticas.

“A criação de editais específicos para artistas em tempos de pandemia, a inclusão de artistas em programas sociais como o Luz Fraterna e outros são exemplos de auxílio bem-vindos”, comentou.

Elogios

“Quero saudar e valorizar a iniciativa do Poder Executivo por encaminhar finalmente esse projeto. Também destaco o trabalho do deputado Recalcatti a frente da comissão de Cultura que organizou as emendas ao projeto”

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo