Mandato Goura

Mandato Goura promove debate sobre Cannabis medicinal, nesta sexta-feira (14), na Câmara Municipal

O Mandato Goura promove, nesta sexta-feira (14), das 9 às 12 horas, no auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba, uma reunião pública para debater o uso da Cannabis, mais conhecida como maconha, para fins terapêuticos para o tratamento de inúmeras doenças. Participam do evento pessoas de diversas áreas, como pacientes e pais de pacientes, pesquisadores, ativistas, advogados e outras interessadas no tema.

“É preciso romper com o preconceito para avançar nos estudos científicos e oferecer essa alternativa terapêutica aos pacientes”, diz o vereador Goura, e deputado estadual eleito, sobre a iniciativa de promover a reunião pública. “Queremos provocar o debate e esclarecer sobre as questões legais e os benefícios que os derivados, como o Canabidiol [CBD] e outros, têm nos tratamentos de diversas doenças”.

Para Goura não se justificam as resistências sobre o uso da maconha como medicamento. “Com esta reunião queremos deixar mais fácil o entendimento sobre a importância do uso medicinal da Cannabis. É uma questão cultural que precisa ser superada. Já foram identificadas cerca de 100 substâncias na Cannabis que podem ser utilizadas como medicamento”, explica o deputado estadual eleito.

Pesquisas científicas

A maconha é usada, segundo diversos pesquisadores, para fins medicinais há mais de dois mil anos. E no século 20 seu uso teve um avanço com a descoberta revolucionária, em 1965, do pesquisador israelense Rafael Mechoulam, que isolou o elemento Delta 9 Tetrahidrocanabinol (THC), como é conhecida a molécula mais psicoativa da maconha, e o Canabidiol (CBD).

Dentre os benefícios, ele descobriu que as substâncias atuam como relaxante muscular e anti-inflamatório. Também que têm efeito anticonvulsivo, anti-inflamatório, antidepressivo e anti-hipertensivo, além de ser analgésico e regulador do apetite. A partir dessas descobertas, diversas universidades e laboratórios passaram a investigar o uso medicinal da maconha.

Legislação no Brasil

A descriminalização do plantio da maconha para uso medicinal foi aprovada, no dia 28 de novembro pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. O Projeto de Lei (PLS) 514/2017 e altera a Lei de Drogas (Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006) e libera o semeio, o cultivo e a colheita da Cannabis, visando o uso pessoal terapêutico, por associações de pacientes ou familiares de pacientes que fazem o uso medicinal da substância, criadas especificamente com esta finalidade, em quantidade não mais que a suficiente ao tratamento segundo a prescrição médica. A matéria agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e também deverá ser apreciada pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

“No Brasil, pacientes e usuários são tratados como criminosos. Perdem o direito à saúde por conta de uma legislação atrasada. Em diversos países isso já mudou. Devemos seguir o mesmo caminho no Brasil. Por isso, a importância da discussão do uso medicinal, da política de drogas e das mudanças na legislação”, afirma Goura.

Palestrantes:

Pérola De Paula Sanfelice (Mãe da Pétala)

Área de atuação: Doutora em História, professora universitária e mãe da Pétala.

Título da Palestra: Cannabis para minha filha? A desconstrução de um pré-conceito.

Patrícia Sarruf (Mãe do Pedroca)

Área de atuação: Gestora da Informação – Pesquisadora

Título da Palestra: Canabidiol na Epilepsia de Difícil Controle: O caso do Pedroca

Maria Aline Gonçalves (Mãe do Victor)

Área de Atuação: Engenheira Eletricista e presidente da Florescer Associação Cultural e de Apoio Canábico dos Campos Gerais

Título da palestra: Maconha: uso terapêutico e cultivo associativo pelo direito à qualidade de vida e saúde.

Fabiano Soares de Araujo

Área de Atuação: Mestre em Química formado pela UFPR e Pesquisador

Título da Palestra: Cannabis Medicinal, uma novidade milenar.

Allen Carolina dos Santos Costa

Área de Atuação: Tecnóloga em processos químicos e Analista de desenvolvimento no TECPAR

Título da Palestra: Laboratórios públicos oficiais na regulamentação e plantio de Cannabis medicinal.

Carla de Camargo

Área de atuação: Fisioterapeuta especialista em Neurofuncional infantil

Título da palestra: CBD e as contribuições para o desenvolvimento psicomotor

André Feiges

Área de Atuação: Advogado criminalista, membro-fundador da REFORMA (Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas), colaborador da Marcha da Maconha Curitiba.

Título da palestra: Maconha Medicinal na Justiça – Habeas Corpus, Cultivo Caseiro e Extração Artesanal de derivados de Cannabis

Diogo Busse

Área de Atuação: Advogado e político

Título da palestra: Modelos de regulação como catalisadores de uma grande mudança.

Pedro Nico Malazartes

Área de Atuação: Especialista no uso medicinal da Cannabis e comunicador.

Título da palestra: Cannabis medicinal como ferramenta de acesso a saúde e emancipação social

Goura Nataraj

Área de Atuação: Filósofo e vereador de Curitiba eleito deputado estadual (PDT-PR)

Título da palestra: Políticos pela regulamentação da maconha medicinal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo