Mobilidade

O Mandato Goura acredita que as questões relativas à mobilidade urbana podem ser pensadas e realizadas de forma mais colaborativa e compartilhada, respeitando a escala humana, os modais não-motorizados.

Que os espaços públicos podem ser melhor utilizados quando pensados para o coletivo. Os pedestres e bicicletas devem ter prioridade, o transporte público deve ser valorizado e a utilização do carro deve ser uma opção cada vez menos atraente. Os diferentes modais podem e devem ser interligados para melhorar a eficiência do deslocamento e possibilitar diversas escolhas para o cidadão.

Como diria Jean Gehl, importante arquiteto dinamarquês, grande ídolo do mandato: “A cidade sustentável é geralmente fortalecida se grande parte de seu sistema de transporte puder se dar por meio da ‘mobilidade verde’, ou seja, deslocar-se a pé, de bicicleta ou por transporte público. Esses meios proporcionam acentuados benefícios à economia e ao meio ambiente, reduzem o consumo de recursos, limitam as emissões e diminuem o nível de ruídos”

Não somos contra os carros, somos a favor de um espaço urbano mais democrático em todos os modais tenham seu espaço, respeitando a prioridade daqueles não motorizados e coletivos. Isso significa melhorar a qualidade do espaço urbano, da qualidade de vida e da mobilidade de todos cidadãos. Venha conosco nesta luta!