Mandato Goura

No momento que o país mais precisa de ciência, governo Bolsonaro corta bolsas de pesquisa das universidades públicas

Na última sessão plenária da Assembleia Legislativa, realizada de forma virtual no dia 25, quarta-feira, o deputado Goura fez uma intervenção chamando a atenção para vários assuntos relevantes naquele momento, com destaque para a decisão do Governo Federal, que publicou uma portaria, que prevê um drástico corte em pesquisas científicas de diversas áreas, deixando milhares de pesquisadores contemplados sem financiamento.

Trata-se da portaria Nº 34 de 09/03, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação, que estabelece novos limites de piso e teto para o recebimento de bolsas de pós-graduação pelas universidades brasileiras.

“Estamos em um momento de valorizar a ciência e o governo Bolsonaro faz mais uma dessa. É agora que mais precisamos dar importância da à ciência, à tecnologia e ao conhecimento produzidos nas universidades públicas e o governo resolve baixar uma portaria que vai reduzir o número de bolsistas e o valor dos programas da Capes. Um absurdo”, disse Goura.

Confira abaixo a fala do deputado, na sessão virtual:

Exemplos no Paraná
O deputado citou os exemplos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro), que divulgaram os impactos da nova portaria da Capes. “UFPR informou que a portaria da Capes afeta 600 bolsas de mestrado e doutorado e que as determinações da portaria impactam diretamente os programas de excelência da instituição. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP disse que a portaria vai implicar na perda de 16,67% no número de bolsas”, informou Goura.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) se disse, em nota, surpreendido com a portaria da Capes e que havia participado das discussões que levaram à elaboração de três portarias anteriores, mas não foi avisada de que o documento seria alterado pela portaria 34.

“A revogação unilateral daquelas portarias sem que o FOPROP tenha sido sequer notificado sobre a intenção da presidência da Capes de adotar qualquer medida nesse sentido representa uma grave quebra de confiança entre Capes e toda a comunidade acadêmica”, diz a nota do Fórum de Pró-Reitores.

Leia, clicando na foto abaixo, a nota da Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP):

Novos critérios da portaria
A Portaria 34, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (18), altera novamente os critérios de distribuição das bolsas de mestrado e doutorado, modificando os pisos e tetos de cortes das bolsas. Com isso, retira bolsas de programas, principalmente os de notas 3, 4, 5, remanejando-as para programas de maiores conceitos.

Leia aqui o que diz a portaria da Capes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo