Mandato Goura

LUTAS

Tornar as cidades paranaenses ambientes de bem-estar coletivo é o princípio que motiva Goura desde o início de seu mandato como deputado estadual. Com uma abordagem colaborativa fundamentada no ativismo, diálogo e empatia, ele busca tornar-se um modelo de referência em políticas públicas voltadas para a criação de cidades mais humanas, ativas e sustentáveis no estado do Paraná.

Abaixo, são apresentadas as principais batalhas da gestão de Goura e como elas se relacionam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

MEIO AMBIENTE

Na presidência da Comissão de Meio Ambiente durante quatro anos (2019-2022), Goura é referência nacional na luta por políticas públicas de preservação da natureza. É autor de leis já sancionadas em benefício dos recursos hídricos e das Unidades de Conservação do estado, apresentou propostas pelo fortalecimento da gestão de resíduos e da agroecologia, e vem atuando firme na fiscalização ambiental contra os retrocessos do atual governo. O combate à ação climática e a proteção da biodiversidade são pautas importantes do mandato, em sintonia com a agenda 2030.

O direito à cidade e o fomento à mobilidade ativa são lutas antigas do Goura, que teve na bicicleta seu motor inicial. Defendemos um transporte público eficiente com foco na tarifa zero, somado a incentivos à ciclomobilidade e à segurança viária. Para isso, destinamos mais de R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares por infraestrutura cicloviária em cidades paranaenses e aprovamos a Lei Enzo, que propõe Morte Zero no Trânsito. Por cidades mais humanas, com planejamento urbano, integração metropolitana e prioridade à habitação social.
Assegurar a qualidade dos serviços públicos gratuitos é reafirmar nossa democracia. Estamos comprometidos com o acesso amplo à Educação, Saúde e Segurança Pública, defendendo os direitos dos(as) servidores(as) e da população. O incentivo ao esporte como política de saúde e lazer é outra pauta central do mandato, assim como o acesso à cannabis medicinal e o cuidado com a saúde mental dos agentes de segurança.
A luta por direitos humanos é a mãe de todas as lutas no Mandato Goura. Por isso apresentamos diversos projetos de lei para fortalecer o combate ao racismo, à LGBTfobia e à violência contra as mulheres, além de um PL que estabelece cota indígena em concursos públicos e outro que proíbe arquitetura hostil nas cidades paranaenses. Condições dignas às pessoas em situação de rua, população carcerária, atingidos por barragens, migrantes e demais minorias são imprescindíveis para garantir justiça social.
A valorização e salvaguarda da cultura paranaense em suas múltiplas formas de expressão fortalece o pensamento crítico da sociedade, além de ser um importante vetor da economia. Nosso mandato é pela diversidade e descentralização cultural, em defesa da arte no espaço público e de mais orçamento para o setor, em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. A arte salva e deve ser para todas as pessoas.
Pensamos a economia de modo transversal, envolvendo áreas como cultura, ecoturismo e agroecologia. Aprovamos a Lei do Cicloturismo e diversos circuitos pelo Paraná, apresentamos projetos de lei de incentivo ao Turismo de Base Comunitária e pela criação do Sistema Estadual de Trilhas, que vai reforçar a vocação do estado como destino de turismo de natureza e aventura no Brasil. Apoiar o comércio e a indústria locais, além do cooperativismo com foco na pesca artesanal e na agricultura orgânica familiar, é fomentar importantes eixos econômicos do estado.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo