Mandato Goura

O projeto Casinha Amarela – Pedagogia Viva foi homenageado na sessão solene do prêmio João Crisóstomo Arns

 

Na noite desta quinta-feira (22), 19 personalidades que se destacaram pela sua atuação nas áreas da educação e da cultura receberam, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Prêmio João Crisóstomo Arns. Entre elas, por proposição feita pelo vereador Goura, deputado estadual eleito, está Talita Moser, idealizadora e gestora do projeto Casinha Amarela – Pedagogia Viva.

 

 

Fotos do Flickr

“Pelas crianças e pelo aprendizado com liberdade e respeito. Parabéns, Talita, Elenice, Halina, Sara, Juliana, Ana, Gabriel e todos os envolvidos”, disse Goura ao entregar o prêmio, que foi recebido pelo pai da Talita, Cicero Moser.

 

https://www.facebook.com/casinhaamarelapedagogiaviva/posts/841582732680669

https://www.facebook.com/goura.nataraj/posts/921255881418177

 

Justificativa à homenagem

O Projeto Casinha Amarela é baseado na Pedagogia Viva, que é um novo tipo de aprendizagem e se dá a partir das relações no momentum. Nessa nova abordagem, não há necessidade de salas de aula ou espaços preparados, nem de comandantes e submissos, não existem divisões entre educadores ou educandos.

 

Não existe um direcionamento para um caminho já conhecido, cada um o traz a si por completo e a sinfonia se compõe a partir das diferenças. A diversidade e a complexidade de elementos, de pessoas, pensamentos, sentimentos, aprendizagens, sons, vidas e histórias de vida compõem um espaço de infinitas possibilidades de aprendizagem neste relacionar.

 

E essas diferenças são valorizadas, são legitimadas, acolhidas e vividas. Uma nova aprendizagem que enxerga e vê as diferentes realidades, ao mesmo tempo que enxerga e vê a igualdade em tudo e que permite socializar nos diferentes campos de atuação.

 

Conheça a apresentação do projeto na página do Facebook da Casinha Amarela – Pedagogia Viva: https://www.facebook.com/casinhaamarelapedagogiaviva/posts/841582732680669 

 

A Pedagogia Viva surgiu nas experiências entre pais e filhos em vivências na Casinha Amarela em Campo Largo no Paraná

 

Neste período de convivência desaprendemos o conduzir ou direcionar as crianças e aprendemos e conhecemos a autonomia, desaprendemos sobre expectativas e julgamentos em relação aos comportamentos das crianças e aprendemos a confiar em suas escolhas, desaprendemos sobre a mecanicidade de uma vida segura e planejada e aprendemos a nos entregar para viver o que for preciso no momento presente, criando juntos, como família e principalmente como indivíduos, o que for necessário para nosso caminhar, respeitando o impulso primevo de nossa essência.

 

Aprendemos a nos abrir para as necessidades uns dos outros, as considerando autênticas.

Um lugar onde a educação deixa de ser um ato de ser conduzido para o fato do conduzir-se e a pedagogia passa a ser o caminho trilhado por si nas descobertas de seu percurso.

Convidamos a todos que sentem a necessidade de um novo passo em direção a educação para este encontro, um partilhar de experiências, entendendo a Pedagogia Viva como um processo de transFORMação contínua onde aprender é viver.

 

Conhece nosso Tedx
Este é o endereço: https://m.youtube.com/watch?v=jKKB4SxHeTI

https://youtu.be/beiPNvDhL2o
Vídeo do Rotaemcria

https://www.euricovianna.com.br/…/a-pedagogia-viva-e-as-cr…/
Podcast entrevista com Eurico Vianna

https://numundo.org/center/brazil/sitio-luz-da-terra
Sítio Luz da Terra

https://medium.com/…/por-que-eu-preciso-parar-de-viver-a-mi…
Texto João

https://www.rotaemcria.com/…/CAP%C3%8DTULO-3-Casinha-Amarela
TEXTO PADU

https://www.youtube.com/channel/UCcm5KpvS_bPM3Q4411HHGRQ
E nossa página no YouTube

 

Da matéria da Câmara Municipal:

Homenageados pela Câmara

O prêmio João Crisóstomo Arns existe há 24 anos, quando foi criado pela lei municipal 8.457/1994. Atualmente a homenagem é regulamentada pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens entregues pelo Legislativo. A distinção é entregue anualmente no dia 15 de outubro, data nacional em alusão aos professores, mas neste ano é realizado em novembro em decorrência das restrições impostas pelo período eleitoral.

 

Neste ano, 19 pessoas foram escolhidas pelos vereadores para serem agraciadas com a distinção. As indicações foram avaliadas pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo e depois submetidas ao plenário, gerando o decreto legislativo 8/2018, que foi aprovado no mês de setembro. Confira o registro fotográfico completo da sessão no Flickr da CMC.

 

Foram homenageados Adriane Seixas Pombeiro (indicada por Fabiane Rosa/DC); Carla Marthendal (Noemia Rocha/MDB); Clayton Reis (Paulo Rink/PR); Denise Lipinski Rutkoski (Mauro Ignácio/PSB); Ediane Silva Spaki (Ezequias Barros/PRP); Gilberto Ferreira (Julieta Reis/DEM); Izabel de Souza Godoi (Marcos Vieira/PDT); Juliana Hauth (Bruno Pessuti/PSD); Luiz Fernando Amorim (Dona Lourdes/PSB); Marino Galvão Junior (Serginho do Posto/PSDB); Marlus Geronasso (Katia Dittrich/SD); Mary Vicente Dacól (Felipe Braga Côrtes/PSDB); Patricia Alves Vieira (Cristiano Santos/PV); Ricardo Fonseca (Professor Euler/PSD); Sonia Mara Garcia (Professor Silberto/MDB); Talita Moser (Goura/PDT); Thiago Maillo (Tico Kuzma/Pros); Vilmar Kraemer (Tito Zeglin/PDT); e Vitor Mendes Rodrigues (Mauro Bobato/Pode).

 

Confira aqui um breve currículo de cada um dos homenageados, feito com base na justificativa das indicações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo