Mandato Goura

Paraná celebra hoje, 17 de agosto, o primeiro Dia Estadual do Patrimônio Cultural

O Paraná celebra hoje, 17 de agosto, o primeiro Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A data foi estabelecida pela Lei n.° 20.651, de 28 de julho de 2021, de autoria do deputado estadual Goura (PDT), com o apoio de diversos parlamentares.

 

O autor do projeto explica que a ideia de ter um dia especial para valorizar a cultura paranaense visa a aproximação de um cuidado coletivo com o patrimônio cultural.

 

“Importante lembrar que nós só temos uma relação de cuidado com o que estabelecemos uma relação afetiva. E com a cultura não é diferente. Se nós não temos uma política de valorização da cultura, há o descaso, há a negligência, há o descuido”, argumentou Goura.

 

“Quero agradecer aos deputados que apoiaram essa iniciativa. Fico contente que já é uma lei e agora esperamos que a Superintendência de Cultura coloque em prática”, completou.

 

Inspiração Uruguaia

 

Goura contou que a inspiração para propor a iniciativa surgiu durante uma viagem a Montevidéu, capital Uruguaia, em 2019.

 

A convite da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, da Assembleia Legislativa do Paraná, Goura viajou para participar de um debate sobre a lei do fracking.

 

“E no Uruguai era o dia do patrimônio onde todos os museus, espaços culturais, os espaços públicos de relevância estavam abertos de forma gratuita a toda população. Havia um desfrute coletivo. O taxista, as pessoas em geral sabiam que aquilo era um dia importante e que era o dia de valorização da cultura do país”, disse.

 

O que diz a Lei do Patrimônio Cultural

 

A data escolhida, 17 de agosto, segue a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado desde 1998.

 

A lei tem por objetivo fortalecer identidades regionais, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado, incentivando políticas públicas de preservação e valorização dos bens culturais no Paraná.

 

Também incentiva comemorações alusivas à data contemplando atividades de sensibilização e de educação sobre o patrimônio cultural do Estado.

 

Por fim, estabelece a valorização e o fortalecimento das instituições públicas, secretarias e conselhos que promovem e coordenam o processo de preservação dos bens culturais do Estado.

 

Ingressos e eventos gratuitos

 

Assim como no Uruguai, a Lei 20.651 estabelece a abertura dos espaços culturais e a realização de eventos gratuitos para toda a população no dia 17 de agosto.

 

Entre os locais culturais públicos destacam-se museus, edifícios públicos, bibliotecas, casas de memórias, sítios paleontológicos, templos religiosos jardins e parques históricos. Da mesma forma, os espaços privados também poderão aderir à comemoração, proporcionando visitas e eventos gratuitos.

 

Também apoiaram a iniciativa as deputadas Cantora Mara Lima e Luciana Rafagnin, e os deputados Anibelli Neto, Professor Lemos, Rodrigo Estacho, Marcio Pacheco, Delegado Recalcatti (in memoriam), Boca Aberta Junior e Arilson Chioratto.

 

Foto: Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

 

Leia abaixo a íntegra da lei.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo