Mandato Goura

Paraná terá semana de luta pelos direitos dos povos indígenas

A Semana Ângelo Kretã de luta pelos direitos dos povos indígenas agora é Lei. A partir de 2021 a primeira semana do mês de abril será destinada a homenagear a memória de Ângelo Kretã, uma das mais importantes lideranças indígenas do País, que dedicou sua vida à luta pelos direitos dos povos indígenas. A Lei n. º 20.359, de autoria do deputado estadual Goura (PDT), foi publicada no Diário Oficinal do dia 27 de outubro de 2020.

Conforme o texto sancionado, durante a semana Ângelo Kretã poderão ser promovidos debates, palestras, cursos e outras atividades culturais e de comunicação social para resgatar a história de luta pelos direitos indígenas no Paraná. Todas as atividades têm como objetivo valorizar a presença e a importância dos povos indígenas na formação do estado.

Clique na imagem abaixo para ter acesso a Lei Ângelo Kretã.

“Essa Lei é mais que uma homenagem a Ângelo Kretã, é uma forma de reconhecer a importância da luta dos povos indígenas que é uma das lutas políticas mais legítimas do país. A vida de Ângelo Kretã não foi em vã. Ele segue inspirando a luta pelo direito à terra e ao respeito aos povos da floresta”, afirmou Goura.

Ângelo Kretã é considerado a maior liderança indígena do Sul do país.  Vivia na Aldeia Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná. Foi eleito em 1976, em plena ditadura, o primeiro vereador indígena pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o que lhe garantiu projeção nacional.

Em 1980, Kretã sofreu um ‘acidente de carro” em uma estrada perto de sua aldeia. Sua morte causou comoção nacional e a convicção das lideranças indígenas de que ele foi vítima de uma emboscada, pois se tornou conhecido em todo o Brasil e contrariou muitos interesses ao defender como parlamentar o que é de direito aos povos originários do Brasil, especialmente a demarcação de terras.

Lei mais sobre a história de Ângelo Kretã em matéria publicada aqui no site do Mandato Goura.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo