Mandato Goura

Participe do debate sobre a criação da Rota Caiçara de Cicloturismo promovido pela UFPR Litoral

A UFPR Litoral, por meio do curso de Gestão de Turismo, realiza nos dias 7, 8 e 9 de julho, às 14 horas, por meio de videoconferência, um levantamento participativo para a criação da Rota Caiçara de Cicloturismo, que interligará os sete municípios do Litoral Paranaense por ciclorrotas.

O objetivo é ouvir gestores de turismo do litoral e organizações do cicloturismo para definir a melhor proposta para o cicloturismo do litoral paranaense. A videoconferência acontecerá através da plataforma Google Meet, acesse clicando aqui.

Programação

Na terça-feira (7), o debate será com representantes de Matinhos e Guaratuba); na quarta-feira (8), com gestores de Pontal do Paraná e Paranaguá e na quinta-feira (9), com participantes de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. O início será às 14 horas em todos os dias.

 

Pesquisa Rotas Cicloturísticas do Paraná
O Paraná Projetos, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes/SEPL, e a Câmara Técnica de Cicloturismo, vinculada ao CONCICLO – Conselho Paranaense de Ciclomobilidade, estão realizando uma pesquisa sobre Rotas Cicloturísticas do Paraná poor meio de um questionário no Google Forms. Para participar basta preencher o formulário clicando aqui.

Lei do Cicloturismo do Litoral

O evento também vai abordar a importância da Lei do Cicloturismo do Litoral, Lei 20.196, que foi sancionada, em abril deste ano e foi proposta pela bancada do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná, composta pelos deputados Goura, Marcio Pacheco e Nelson Luersen.

A Lei estabelece o incentivo ao uso de bicicletas para explorar as rotas do litoral. Integram a rota do cicloturismo os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

 

Política estadual

Para o deputado Goura, que também é autor das Leis 20.068/2019 e 19.956/2019, que criam respectivamente os Circuitos Cicloturísticos do Sudoeste do Paraná e do Alto Iguaçu, o objetivo é criar uma política estadual de cicloturismo.

“Ter uma política pública de incentivo ao cicloturismo seria inédito no Brasil. E nós queremos o Paraná na vanguarda desta política”, explicou ao destacar que o cicloturismo é também uma fonte geradora de economia e desenvolvimento sustentável para os municípios.

Gestão de Turismo da UFPR Litoral

Conforme explicou o professor José Pedro de Ros, a iniciativa do curso de Gestão de Turismo conta com a participação dos Projetos de Extensão Governança Participativa para o Turismo de Base Comunitária, Ecoturismo e Turismo de Aventura no Litoral do Paraná e do Ciclovida. “É um projeto guarda-chuva destes dois projetos de extensão”, observou.

Segundo ele, um dos objetivos é pensar em uma rota que envolva a Grande Curitiba com os sete municípios e as respectivas unidades de conservação. “Nesse momento é uma conversa inicial onde a gente vai estabelecer um canal de comunicação para identificar os principais gargalos e o que estamos chamando de pontos de interesses”, explicou José Pedro.

Levantamento participativo

A partir desse levantamento, a ideia é construir coletivamente um projeto envolvendo uma rota que interligue os sete municípios e rotas secundárias, pontos turísticos, locais para hospedagem, campings e demais atrativos que possam servir de gerador de fluxo para o turismo da região.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo