O deputado estadual Goura (PDT) entregou, nesta segunda-feira (25), Menção Honrosa aos integrantes do espetáculo “Surdo, logo existo” por sua qualidade técnica, artística e importância histórica.
“Quero destacar a relevância dessa peça por dar visibilidade para a importância da arte surda. Todos que fazem este espetáculo promovem o papel dos surdos na sociedade e chamam a atenção para a necessidade de políticas culturais da e para a comunidade surda”, disse Goura ao entregar os diplomas.
O espetáculo tem por objetivo disseminar a identidade, o direito linguístico e sociocultural, e a conscientização sobre as demandas da comunidade surda.
Confira as fotos da entrega abaixo:
A apresentação tem como estética constituinte a visualidade e a poesia sinalizada A história é apresentada em língua de sinais e contou com acessibilidade para o público ouvinte.
Segundo os integrantes, a peça “Surdo, logo existo” é inspirada na escola do Teatro do Oprimido e subverte os meios de produção teatral, reivindica o lugar da arte surda e denuncia as metanarrativas que capturam o corpo surdo.
“É uma sátira ao sistema operante dos ouvintes e de forma futurística reflete sobre ‘o mito de Milão’, inverte os mundos e de forma sucinta retrata os mais de 100 anos da história de opressão às comunidades surdas”, explicam.
O grupo narra pontos históricos como o da proibição da língua de sinais pelo Congresso Mundial de Professores de Alunos Surdos, em Milão, em 1880, e a tomada do corpo surdo como anormal e objeto da ciência moderna. Saiba mais sobre o espetáculo no link: https://www.instagram.com/surdologoexisto/.
Diplomados
Receberam o diploma as seguintes pessoas do elenco, Emanuelle Dias, Diegho Silva, Paulo Silva, Rafaela Hoebel, Bruno Lopes, Ricardo Fiedler, Paula Roque, Carlos Eduardo, Gabriela Grigolom e Josiane Machado e da equipe técnica: Chiris Gomes, Felipe Patrício, Fernando Dourado, Fernando Marés, Gabriela Grigolom, Gabriela Viana, Gilberto Bertolino, Giuliano Robert, Jonatas Medeiros, Octávio Camargo, Rafaela Hoebel, Vanessa Casali, VIK Von e Viviana Rocha.