A luta pela criação do Parque Bom Retiro, na área onde funcionava o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, que deu nome ao bairro onde está localizado, em Curitiba, terá mais um capítulo programado para o início de 2023, com a realização de uma audiência pública promovida pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A proposta feita pelos representantes do movimento A Causa Mais Bonita da Cidade foi aceita pelo deputado estadual Goura (PDT), que preside a comissão, durante reunião realizada na quarta-feira (19), na Alep.
“O pessoal da A Causa Mais Bonita da Cidade nos atualizou sobre a situação do movimento e reivindicou a realização de uma audiência pública para debater a criação do Parque Bom Retiro”, disse Goura. “Acolhemos a sugestão e vamos fazer essa audiência pública no início de 2023”, informou.
Segundo o deputado, a realização da audiência pública se justifica pela relevância que a criação do parque ganhou nos últimos anos e pelo clamor popular de se preservar a área de 60 mil metros quadrados que contém um bosque nativo, três nascente e dois córregos na região central de Curitiba.
Clamor popular
“Em face da falta de transparência em todo o processo, desde a demolição do antigo hospital até a liberação de alvará para a construção de um hipermercado no local, pedimos que a Assembleia Legislativa promova este debate público sobre a criação do Parque Bom retiro.”, explicou o advogado Mathieu Bertrand Struck, um dos integrantes do movimento A Causa Mais Bonita da Cidade.
“É notório o clamor popular pela criação do Parque Bom Retiro e contra a construção de mais um hipermercado na região, que já conta com outro mercado monstrengo nas proximidades”, criticou o pedagogo Luca Rischbieter.
“Temos 12.288 assinaturas em abaixo-assinado em papel, com nome e CPF, e outras 7 mil assinaturas em abaixo-assinado virtual. São quase 20 mil pessoas pedindo que o parque seja criado e elas não podem ser ignoradas”, completou.
Hospital Bom Retiro
O Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, fundado em 1945 pela Federação Espírita do Paraná (FEP), funcionou durante 67 anos no bairro até ser demolido em dezembro de 2012.
O terreno tem uma área de 60 mil metros quadrados e o bosque ocupa cerca de 30 mil metros quadrados e é considerado área de preservação permanente. Em um terço, do terreno, que tem os outros 2/3 retornados para a FEP, o grupo Angeloni pretende construir um hipermercado.
Confira abaixo a reportagem sobre a demolição do Hospital do Bom Retiro:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Causa mais Bonita da Cidade (@parquebomretiro)