A iniciativa do vereador Goura de solicitar à Prefeitura de Curitiba a realização de um estudo de viabilidade para a liberação e regulamentação da prática de escalada nos parques do município da cidade (Proposição N° 044.11740.2017 – Leia aqui: http://bit.ly/2xgVN1w), feita em agosto do ano passado, finalmente vai ser realizada.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente autorizou, no dia 5 de setembro, a Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) a fazer a avaliação dos paredões rochosos no Bosque Zaninelli, onde funciona a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), no Pilarzinho, para definir um “Plano de Uso e Gestão de Riscos para as Atividades de Escalada Esportiva”.
“É o primeiro passo para que tenhamos, em Curitiba, a escalada esportiva nos paredões dos parques municipais de Curitiba. Desde o ano passado, estamos envolvidos com as entidades de montanhistas para viabilizar um projeto piloto para que depois tenhamos outros lugares liberados também”, comentou Goura.
Ele lembrou que a escalada nas pedreiras acontecia nos anos 80/90. “Ainda eram pedreiras desativadas que depois que viraram parques municipais, quando a escalada nestes locais foi proibida. A partir destes estudos, os escaladores poderão ter, num futuro próximo, o primeiro parque liberado para praticar escalada dentro da cidade”, disse.
Locais como a Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá e a Unilivre possuem paredões que poderão ser utilizados para essas práticas. “São locais ideais para a escalada esportiva. Nosso objetivo é simples. Queremos que nos parques onde há a possibilidade de se praticar escalada sejam liberados, depois de uma regulamentação com normas de segurança e de apoio bem definidas”, explicou.
CENTRO DE EXCELÊNCIA
Curitiba e o Paraná são reconhecidos como centro de excelência no esporte de escalada, com atletas de renome internacional. O alpinista Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, a maior montanha do planeta e colecionador de inúmeras façanhas no alpinismo reconhecidas mundialmente, por exemplo, defendeu a iniciativa logo no início.
“Essa iniciativa vai colocar o alpinismo paranaense, os escaladores do Paraná e de Curitiba como protagonistas do esporte. Temos um enorme potencial. E vale lembrar que a escalada é esporte olímpico”, destacou à época Niclevicz.
Entidades como a FEPAM, o CPM – Clube Paranaense de Montanhismo e a AMC – Associação Montanhistas de Cristo também são apoiadores da inciativa do vereador Goura desde que foi encaminhada à prefeitura e participaram de todas as negociações.
“Agradecemos a prefeitura de Curitiba, a Secretaria do meio Ambiente, as entidades dos montanhistas e todos aqueles que se empenharam para que a escalada esportiva volte a ser praticada nos parques de Curitiba”, disse Goura.
*As fotos são dos anos 80 e 90 que encontramos em pesquisa na internet. Não temos todas as informações para dar os créditos corretamente. Que nos desculpem. Obrigado.
#mandatogoura
#escaladanosparquescuritiba
#goura12108
FEPAM
CPM – Clube Paranaense de Montanhismo
AMC – Associação Montanhistas de Cristo