A dor de perder alguém próximo pode ser muito maior quando a notícia chega sem uma comunicação adequada às famílias de vítimas fatais, principalmente, em sinistros de trânsito.
É para debater a criação e implementação de um protocolo integrado para garantir que essa comunicação seja humanizada que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove, nesta terça-feira (23), a partir das 9 horas, audiência pública para debater o tema.
“Tendo em vista o impacto emocional decorrente de mortes repentinas e brutais e que geralmente são comunicadas de forma indevida resolvemos promover junto aos órgãos de segurança e de saúde, além de jornalistas, esta audiência pública para a criação de um protocolo integrado de comunicação”, explicou o deputado estadual Goura (PDT), proponente da audiência.
Segundo Goura, é preciso respeitar, em primeiro lugar, a dor e a dignidade dos familiares de vítimas fatais no estado do Paraná. “Muitos casos resultam da violência no trânsito, apesar das campanhas como a do Maio Amarelo e mesmo da existência de leis, como a Lei Enzo, aprovada na Assembleia este ano, e de outras medidas de salvamento de vidas”, comentou.
A audiência pública sobre a criação e implementação de protocolo integrado de comunicação aos familiares de vítimas fatais no estado do Paraná acontece de forma presencial no Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti, a partir das 9 horas, e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia e poderá ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.