O gabinete do deputado estadual Goura (PDT) e a direção do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) vão trabalhar juntos para elaborar uma proposta de projeto de lei estadual com norma sobre as atividades privativas dos profissionais de enfermagem.
A iniciativa surgiu na reunião entre o deputado Goura e a presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, que aconteceu nesta terça-feira (5), na sede da entidade. A reunião foi articulada pelo doutor em enfermagem e ativista político, Luiz Fabiano Zanatta, filiado ao PDT de Barra do Jacaré (PR).
Na ocasião, os dois conversaram sobre a realidade profissional e quais os principais problemas enfrentados pela categoria. “Foi quando a presidente Ethely nos pediu apoio para a criação de uma lei estadual sobre limites para o exercício de atividades exclusivas aos profissionais de enfermagem”, contou Goura.
Ele destacou que a defesa dos direitos dos trabalhadores é pauta central para o PDT. “Participamos da reunião para conhecer a realidade dos profissionais da enfermagem e não poderíamos deixar de atender ao pedido”, destacou.
Resolução 543/2017
A presidente Ethely explicou que a reivindicação da criação de uma lei estadual está diretamente relacionada a uma questão considerada prioritária para a categoria.
“Falamos da Resolução 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que garante o dimensionamento, ou seja, o quantitativo mínimo de trabalhadores da enfermagem por setor para garantir o atendimento seguro aos pacientes e condições adequadas ao exercício profissional”, informou.
Ela explicou que FEHOSPAR e o SINDIPAR ajuizaram a Ação Coletiva pedindo a anulação da Resolução nº 543/2017 na Justiça Federal de Curitiba e que a sentença foi de procedência e já se iniciou o julgamento da apelação, sendo que dois desembargadores julgaram favoráveis e o terceiro pediu vistas ao processo, suspendendo o julgamento até nova inclusão em pauta.
“Por isso, uma alternativa para superar essa situação seria uma legislação estadual. Não que regulamente a atividade de enfermagem., mas uma lei estadual que limite e impossibilite o profissional de enfermagem acumular funções privativas”, explicou Ethely.
Construção conjunta
O deputado Goura e a presidente Ethely acordaram que o gabinete e o conselho vão colocar os seus jurídicos para estudar e apresentar uma minuta de projeto de lei para debatida pelos profissionais de enfermagem e todos os setores da sociedade envolvidos com a questão. “Vamos fazer uma construção conjunta desse projeto de lei”, afirmou Goura.
“Nossa proposta é realizar uma audiência pública, o mais breve possível, sobre o projeto de lei para que não só os profissionais de enfermagem debatam o assunto, mas para que toda a sociedade participe da discussão e aprimoramento do projeto de lei”, detalhou Goura.
Esperança para a categoria
“Esperamos que ainda neste primeiro semestre tenhamos esse projeto de lei tramitando e sendo aprovado na Assembleia Legislativa”, destacou Ethely.
Para o enfermeiro Luiz Fabiano Zanatta, a reunião foi extremamente produtiva e organizada. “Foi colocado em discussão uma estratégia para que seja apresentado um projeto que a categoria tanto merece e precisa. A presença e a força do deputado Goura oxigena as esperanças da enfermagem paranaense”, disse Zanatta.