Pronta para ser votada em Plenário, depois de aprovado o parecer favorável na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, a Lei Orçamentária Anual (LOA) contemplou emenda que vai contribuir para o desenvolvimento das pesquisas públicas produzidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER (IDR-Paraná) na área de conservação de recursos genéticos vegetais.
De iniciativa do deputado Goura, a emenda, que também é assinada pelos deputados Tiago Amaral (PSB), Anibelli Neto (MDB), Boca Aberta Junior (PROS) e Tercilio Turini (CDN), prevê R$ 1,8 milhão para a aquisição de uma câmara fria para conservação de sementes a longo prazo (30 anos) para o Setor de Recursos Genéticos Prof. Ernesto Paterniani, localizado na sede de pesquisas do IDR-Paraná, em Londrina.
“Nosso objetivo é contribuir com a pesquisa científica pública e fomentar ainda mais o desenvolvimento da agricultura do Paraná, com maior sustentabilidade, biodiversidade e produtividade”, comentou Goura, lembrando que foi quando esteve no IDR-Paraná, em Londrina, no início de outubro, que soube que a falta desse equipamento limita a conservação e o uso dos recursos genéticos vegetais e o avanço das pesquisas.
O deputado disse que investir em pesquisa é fundamental para se avançar no desenvolvimento econômico e social do Paraná. “Com essa emenda fortalecemos a pesquisa e as instituições públicas e vamos ajudar estruturação do Setor de Recursos Genéticos Vegetais do IDR-Paraná”, disse Goura. “Todo o setor agrícola se beneficia, principalmente, a agricultura familiar e a segurança alimentar.”
Segundo informações do IDR-Paraná, os recursos para a aquisição da câmara fria “vão permitir a conservação adequada de grande parte da biodiversidade agrícola do Paraná, o desenvolvimento de novas cultivares de interesse atual tais como feijão, milho, trigo e aveia, e espécies com potencial futuro, tais como crotalária, ervilha, forrageiras e plantas medicinais.”
Também que a “aquisição vai ampliar e modernizar a estrutura para manutenção dos bancos de germoplasma, que é um reservatório de variabilidade genética e se refere a qualquer estrutura capaz de carregar o conjunto de informações genéticas de uma determinada espécie, geralmente a semente, mas também podem ser ramos, plântulas ou outra porção física com capacidade reprodutiva.
O banco de germoplasma do IDR-Paraná é composto atualmente por 123 espécies e mais de 25 mil acessos, que é como os técnicos denominam cada amostra. Os recursos genéticos são matéria prima para o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas e produtivas e são essenciais para a diversificação e sustentabilidade da agricultura.
Votação da LOA 2022
O projeto de lei 533/2021, de autoria do Poder Executivo, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022, foi aprovado, na forma de um substitutivo geral, pela Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná na quarta-feira (1º) e deve entrar na pauta de votação em Plenário na terça-feira (7).
Leia a íntegra da emenda abaixo: