Para marcar o “Dia Nacional de Luta contra Queimaduras”, neste 6 de junho (segunda-feira), o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) é iluminado na cor laranja para alertar a população que as queimaduras são um problema de saúde pública e podem ser prevenidas. O pedido foi acatado pelo presidente Ademar Traiano (PSD) a partir de sugestão feita pelo deputado Goura (PDT).
“No Brasil, estima-se que cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes com queimaduras por ano. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos acontecem em casa e 40% com crianças de até 10 anos”, alertou Goura.
Segundo o deputado, na última década, mais de 3 mil crianças, de 0 a 14 anos, morreram em decorrência de acidentes com queimadura e quase 221 mil foram hospitalizadas.
“O Paraná é o terceiro estado no ranking de maior proporção de queimados no país. Só em Curitiba, em 2020, houve um crescimento de 39,5%, totalizando mais de 1.400 pessoas que foram internadas para tratar queimaduras.”
6 de junho
A data do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras foi Instituída pelo Ministério da Saúde a partir da Lei nº 12.026/2009, que tem a finalidade de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da fatalidade.