Nesta terça-feira, dia 28 de junho, o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná será iluminado com as cores do arco-íris em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. O pedido foi feito pelo deputado estadual Goura (PDT).
“A população brasileira é alvo de constantes ataques LGBTIfóbicos e a luta por direitos é diária para essa população. Mas o dia de hoje é dia de celebrar a diversidade. Dia de reconhecer que nos encontramos nas diferenças. Dia de se orgulhar de ser quem se é, seja lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, intersexual e até mesmo hétero, que pode se sentir contemplado na sigla pelo +. Viva o Dia do Orgulho LGBTI+”, afirmou Goura.
A luta em defesa dos direitos LGBTI+ é pauta constante no mandato Goura. Como membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Goura, juntamente com o presidente da comissão, deputado Tadeu Veneri (PT), já realizou duas audiências públicas, uma em 2021 e outra em 2022, para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia.
Uma outra audiência pública, também foi realizada em fevereiro deste ano com o tema “Mapeamento sociodemográfico de lésbicas e sapatonas no Brasil”.
Um dos encaminhamentos desses encontros foi a criação de um Conselho Estadual LGBTI+, que já foi levado ao Governo do Paraná.
“O Projeto de Lei 224/2021, que dispõe sobre crime de discriminação contra a população LGBTI+ na administração pública do Paraná, é mais uma semente plantada com orgulho”, afirmou Goura.
O PL 224/2021, que conta com a coautoria das deputadas Luciana Rafagnin e Mabel Canto e dos deputados Michele Caputo, Professor Lemos, Requião Filho e Tadeu Veneri, estabelece infrações administrativas a condutas discriminatórias em face de pessoas por sua orientação sexual ou identidade de gênero, praticadas por agentes públicos no Paraná.
Fotos: Dalie Felberg