A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto de lei 281/2025, que instituiu o Dia do Montanhismo, a ser celebrado no dia 21 de agosto. O projeto é de autoria da deputada Maria Victoria (PL) e do deputado Goura (PDT).
O objetivo do projeto é fomentar a conscientização ambiental, o esporte de aventura e a valorização do patrimônio natural do Estado.
A data, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, foi escolhida porque coincide com o Dia Nacional do Montanhismo, também comemorado em 21 de agosto.
Foi neste dia, em 1879, que os paranaenses Joaquim Olympio de Miranda, Bento Manoel de Leão e Antônio Mecias conquistaram o Marumbi.
Essa conquista, segundo a justificativa do projeto, estabeleceu um novo marco esportivo e cultural no país, consolidando o Paraná como berço do montanhismo brasileiro.
O montanhismo, por definição, é uma atividade esportiva que envolve a prática de caminhadas, escaladas e travessias em ambientes naturais, especialmente em áreas de serra e montanha.
Com esse projeto, o deputado Goura e a deputada Maria Victoria, buscam estabelecer mecanismos para incentivar a prática responsável dessa atividade como forma de lazer, esporte e bem-estar físico e mental.
Além disso, procuram estimular o turismo ecológico e de aventura em áreas montanhosas do Estado, promovendo o desenvolvimento sustentável das regiões e sensibilizar a população para a importância da preservação dos ecossistemas de montanha e das unidades de conservação.
A promoção de atividades de educação ambiental relacionadas ao montanhismo, nas redes pública e privada de ensino, bem como a valorização do montanhismo como prática esportiva, cultural e de conexão com a natureza, também estão entre os objetivos do projeto aprovado.
Acesse aqui a íntegra do projeto 281/2025.
Montanhismo como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
Outro projeto de lei, também de autoria do deputado Goura e da deputada Maria Victoria, reconhece o montanhismo como patrimônio cultural imaterial do Estado do Paraná.
O PL 777/2023, que recebeu emendas e voltou para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), visa reconhecer a importância do montanhismo e da sua história para o Paraná, não só como atividade esportiva e de lazer, mas como prática responsável por moldar a nossa cultura, fazendo com que o Estado ocupe posição de destaque no Brasil e na América do Sul, sendo berço de grandes montanhistas e sede de importantes empresas do setor.
“Na história do montanhismo paranaense durante a década de 40, do século XX, é estabelecida nos terrenos e edificações abandonadas da ferrovia e da pedreira marumbi, a primeira “Vila de Montanha no Brasil”, reconhecida pela antropologia brasileira como marco cultural do montanhismo, a “Vila Marumbi”, argumentam os autores na justificativa do projeto.
A íntegra do projeto de lei 777/2023 pode ser acessada aqui.