Para comemorar o Dia Mundial do Brincar, que acontece anualmente no dia 28 de maio, diversos coletivos se reúnem para promover, neste domingo (28), das 10 às 15 horas, o “Brincar no MON”, com várias atividades gratuitas no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico.
A iniciativa é do Mandato Goura, com o apoio do MON. As atividades incluem ateliê de artes, máquina pedale pelo seu suco, yoga, oficina de mini-jardim, contação de histórias, degustação de instrumentos, labirinto, criação, conserto e adaptação de brinquedos e jogos com sucata e outras. Confira a programação abaixo, aqui e no perfil: https://www.instagram.com/brincar.no.mon/
Lei Municipal da Semana do Brincar
Em março de 2018, Goura aprovou na Câmara de Vereadores projeto de lei que instituiu e incorporou ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana do Brincar”, contou o deputado estadual Goura (PDT).
“Ainda em 2018, fizemos o primeiro Brincar no MON com centenas de crianças e familiares participando. Foi um sucesso que queremos repetir”, lembrou o deputado.
A importância do brincar
A Semana do Brincar tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.
“O brincar promove o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da criança. O brincar é o instrumento de expressão da criança. O brincar é fonte de aprendizado e troca de saberes. O brincar é uma forma de expressão cultural. O brincar cria vínculos sociais e de comunicação. O brincar é fonte de prazer e liberdade”, destacou Goura.
Programação
O “Brincar no MON” neste domingo (28) terá uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade para refletir sobre a importância do brincar, em local coberto e protegido, no Salão de Eventos do MON.
Confira as atrações:
– O ateliê é livre, pode entrar!
O Navio é um ateliê à deriva. Ao longo do dia, o espaço será montado, desmontado e alterado para que cada participante expresse sua subjetividade com os materiais disponibilizados pela arte-educadora (a partir de 4 anos).
– Brincares Oficina criativa
Um ambiente brincante e sensorial com elementos naturais voltado a crianças pequenas (0 a 3 anos).
– Contação colaborativa de histórias
Vestidas com adereços (perucas, chapéus, óculos, etc.), as crianças participam da criação coletiva de uma história onde cada um(a) contribui com um ponto (a partir de 4 anos).
– Oficina de arte-natureza
Atividade para dar asas à criatividade com tintas feitas a partir de materiais encontrados na natureza (a partir de 9 anos).
– Brincadeiras no Labirinto
Montagem e exploração de um labirinto de tijolinhos de espuma multicoloridos (a partir de 4 anos).
– Pedale pelo seu suco
Bicicletas adaptadas a liquidificadores promovem consciência ambiental e alimentação saudável. Em parceria com a Jardinita (a partir de 9 anos) – Traga seu copo retornável.
-Degustação de instrumentos
Para crianças e jovens experimentarem diferentes instrumentos musicais elétricos (a partir de 4 anos).
– Brincar de criar a cidade
As crianças criam sua própria cidade coletivamente a partir de desenhos e outros materiais (a partir de 4 anos).
-Oficina de toycraft
Criação, conserto e adaptação de brinquedos e jogos com sucata (a partir de 4 anos, com adulto responsável).
– Yoga para crianças
Prática de posturas de yoga com histórias para crianças e famílias, às 11h e 11h30 (a partir de 4 anos).
– Oficina de mini-jardim
Uma reflexão sobre meio ambiente e sustentabilidade através de uma oficina prática de microjardinagem com suportes reciclados (a partir de 4 anos).
– Criar com a natureza
Desenhos, esculturas, colagens, fantasias e outras composições com elementos da natureza a partir de materiais coletados com as crianças nos jardins do MON (a partir de 4 anos)
– Roda de musicalização para bebês
Espaço para bebês se movimentarem livremente junto com pais, mães e cuidadores. Roda de musicalização às 10h30 (0 a 2 anos).
– Maleta de brinquedos
Jogos e interação lúdica para promover o brincar. Durante a atividade, a criança se descobre, se transforma, aprende, compartilha e interage. (a partir de 9 anos)
– Oficina de compostagem
Atividade recreativa de educação ambiental para ensinar as crianças a compostar em casa os resíduos orgânicos (a partir de 9 anos).