Dez colégios estaduais do Paraná localizados em comunidades de povos tradicionais serão beneficiados com os recursos no valor de R$ 500 mil da emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 aprovada pelo deputado estadual Goura (PDT) e destinada à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec).
A destinação destes recursos foi tratada em reunião com a secretária estadual da Cultura Luciana Casagrande Pereira Ferreira, que atendeu a proposta do deputado Goura para que a emenda seja executada pela Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional) órgão vinculada à Secretaria de Estado da Educação.
“Pedimos à secretária Luciana e fomos atendidos para que a nossa emenda seja remanejada para ser executada pela Fundepar. Assim podemos garantir que esses dez colégios localizados em comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras sejam beneficiados”, explicou Goura.
Para a secretária, serão necessários só os trâmites entre a secretaria e a Fundepar para que os recursos da emenda do deputado Goura sejam empenhados. “Estamos de pleno acordo. A Fundepar pode executar com mais agilidade a emenda e destinar os recursos aos colégios”, confirmou ela.
O deputado explicou que o objetivo da emenda à LOA de 2023 foi destinar recursos para fortalecer as políticas públicas culturais no Paraná. “O dinheiro vai para que os colégios dessas comunidades tradicionais possam desenvolver projetos culturais voltados para a cultura dos povos tradicionais”, afirmou.
Confira abaixo os colégios beneficiados:
Também participaram da reunião a assessora parlamentar Roberta Cibin e o assessor parlamentar Leonardo Rocha.