Nos dias 1º e 2 de dezembro de 2023 será realizado, em Foz do Iguaçu, o 2º Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal. O evento é organizado pelos mandatos do deputado estadual Goura (PDT) e do vereador Kalito (PSD) e as inscrições são gratuitas.
Para participar é necessário fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/forumdacannabis
“A escolha de Foz do Iguaçu para sediar o evento tem o objetivo de levar o debate para todo o estado e valorizar o trabalho das associações do interior”, afirmou o deputado Goura, que é autor da Lei Pétala (n.º 21364/23), que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.
Anfitriões
A Associação Cannabis Sem Fronteiras de Foz do Iguaçu vai receber os participantes para o debate sobre a regulamentação.
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), por meio do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica (LCP), irá representar o campo da ciência para apresentar os resultados de suas pesquisas.
O mandato do vereador Kalito abrirá as portas da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu para contar sua experiência com as políticas públicas sobre cannabis medicinal na região.
Primeiro dia
O Fórum terá início às 9 horas com a realização de uma Audiência Pública sobre Cannabis Medicinal na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu (Tv. Oscar Muxfeldt, 81 – Centro).
Às 14h30, também na Câmara, será realizada a abertura oficial do evento com a com a palestra magna da antropóloga e educadora canábica Luna Vargas.
Na sequência, às 15h30, o painel temático: A regulamentação da Lei Pétala e suas repercussões, encerra a programação do primeiro dia. O painel será mediado pelo deputado Goura e contará com as seguintes participações:
Ana Carolina Ruver Martins – Farmacêutica doutoranda em farmacologia na UFSC;
Bruno Cavassani – Vereador de Jandaia do Sul, autor de PL sobre Cannabis Medicinal;
Carla Pinheiro – Assistente Social e membro da ACANPA (Associação Canábica Norte Paranaense);
]Diogo Busse – Comissão Especial de Direito da Cannabis Medicinal da OAB;
Keila Cristiane dos Santos – Mãe do João, paciente de cannabis medicinal
Thiago Cordeiro – Vereador de Apucarana, autor de PL sobre Cannabis Medicinal.
Segundo dia
No dia 2 de dezembro, a programação segue no Auditório Martina (C309) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Às 14h30, será feita a apresentação de resultados das pesquisas do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélico da UNILA.
Em seguida, às 15h30, acontece o painel: Evidências científicas e casos de destaque, mediado por Luna Vargas, com as seguintes participações:
Idilsa Fermo – Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de Autistas (CAUT);
Joice Maria Cunha – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR;
Ney Nascimento – Coordenador do Laboratório de Cannabis e Ciência Psicodélica da UNILA;
Victor Guilherme Pichek – Paciente e médico responsável técnico da clínica Santa Planta Medicina Canabinoide.
Encerrando a programação, às 17 horas, será realizada a plenária aberta das Associações Paranaenses de Cannabis Medicinal.
Patrocínio e apoio
O evento conta com o patrocínio da Cativa – Instituto Cannabis Sativa, e com o apoio do escritório de advocacia Feiges e German, do projeto Abra a Gaveta e das associações Fecan, Cura em Flor, Semear e Flor de Ananda
1º Fórum
O 1º Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal foi realizado nos dias 1º e 2 de julho de 2021. Por causa da pandemia da Covid-19 o evento foi totalmente remoto e as informações podem ser acessadas através do link abaixo:
https://mandatogoura.com.br/?s=f%C3%B3rum+cannabis