O deputado estadual Goura (PDT) se reuniu recentemente com os prefeitos de Londrina, Tiago Amaral (PSD), e de Maringá, Silvio Barros (PP), para apresentar propostas que fortalecem o turismo da bicicleta, a mobilidade urbana e o meio ambiente.
Londrina e Maringá, respectivamente a segunda e a terceira maiores cidades do Paraná, estão distante 98 quilômetros uma da outra e fazem parte da Região Norte do estado.
O foco do parlamentar é firmar parceria com as prefeituras para fortalecer políticas que priorizem a mobilidade urbana, como ampliação e aperfeiçoamento da rede cicloviária e integração com o transporte coletivo, bem como a implantação de políticas de cicloturismo e de redução de morte no trânsito, como a Lei Enzo (Lei 21.402/23), de sua autoria, que institui a campanha “Morte Zero no Trânsito” no estado do Paraná.
Com o prefeito Silvio Barros, Goura sugeriu também a utilização de antigas estruturas de ferrovias para a prática do turismo de bicicleta. “É uma estrutura que está parada e pode se tornar um bom atrativo para esta prática, que vem atraindo cada vez mais adeptos”, disse.
Paraná Bici Regional
Uma proposta apresentada ao prefeito Silvio Barros foi a realização de uma edição do Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo (Paraná Bici), em parceria com a prefeitura de Maringá.
“Já realizamos duas edições do Paraná Bici em Curitiba e agora a ideia é interiorizar o seminário para que a ciclomobilidade e o cicloturismo ganhem cada vez mais espaço na pauta da administração pública, com direcionamento de recursos e fortalecimento do corpo técnico”, observou Goura.
A ideia é fazer uma edição do Paraná Bici que possa congregar Maringá, Londrina e toda a região. Maringá, lembrou Goura, é uma cidade que tem se destacado pela qualidade das ciclovias. “O que a gente quer é que essas ciclovias sejam realidade em toda a cidade e região”, disse.
Circuito Pé Vermelho
Em Londrina, o deputado conversou com o prefeito Tiago Amaral e com o vereador Antônio Amaral Junior e, além da ciclomobilidade, apresentou propostas voltadas ao meio ambiente.
“Apresentei propostas para o fomento do turismo rural e agroecológico na Região do Limoeiro, além da criação do Circuito Cicloturístico Pé Vermelho, fruto da lei que aprovamos na Assembleia Legislativa em 2021. A ideia foi muito bem recebida pelo prefeito Tiago Amaral, que vai buscar concretizar a rota em sua gestão”, afirmou Goura.
Outro ponto de pauta foi a necessidade de reabertura do Parque Estadual Mata dos Godoy, fechado desde 2020. O parque possui uma área de 690.756 hectares e foi criado para proteger um dos últimos remanescentes de Floresta Subtropical. Até 1989, quando foi transformada em Parque, a área pertencia à família Godoy e fazia parte da Fazenda Santa Helena. Em 1995 foi aberta à visitação e, com a pandemia da Covid-19, as visitas foram suspensas.
Cannabis medicinal
Por fim, Goura se colocou à disposição do prefeito Tiago Amaral para auxiliar na elaboração de uma legislação municipal sobre a cannabis medicinal. O deputado é autor da Lei Pétala (Lei n° 21.364), de 14 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol para tratamento de doenças, síndromes e transtorno de saúde.
“É fundamental garantir o acesso gratuito e universal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a esses medicamentos que, como mostram vários estudos, têm grande potencial como aliados no tratamento de uma série de doenças e condições de saúde”, disse.