A implantação de uma rota acessível ligando o Terminal Guadalupe ao Hospital de Clínicas foi discutida, nesta quarta-feira (9), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), com a presença do deputado Goura (PDT) e de representantes da Coordenadoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A proposta de rota Guadalupe-HC, apresentada pelo Mandato Goura ao IPPUC, contempla as ruas João Negrão, XV de Novembro e General Carneiro. O trajeto atende uma área central de grande circulação e relevância, conectando serviços públicos e equipamentos culturais de referência.
Encontra-se nesse trajeto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o posto Instituto Nacional Seguridade Social (INSS) de Curitiba, o Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais (NAPNE), o Teatro Guaíra, o Teatro da Reitoria, a Reitoria da UFPR e o Hospital de Clínicas.
“Uma rota acessível nesse trajeto se justifica pela alta concentração de serviços essenciais e pela necessidade de garantir deslocamentos seguros e inclusivos a quem utiliza o transporte coletivo a partir do Terminal Guadalupe, um dos mais importantes da cidade”, afirmou o deputado Goura.
Acessibilidade Plena
O diretor de acessibilidade da UFPR, Wagner Bitencourt, destacou que muitos estudantes e cadeirantes fazem esse trecho e, por isso, envolver estudantes na criação desta rota é importante.
Nesse sentido, um dos encaminhamentos sugeridos pelo deputado Goura foi o estabelecimento de um Termo de Cooperação Técnica entre o IPPUC e a UFPR para discutir a criação desta e de outras rotas acessíveis na região central de Curitiba que se conectem com a Universidade.
“A gente trabalha nessa perspectiva de olhar para o Centro, de revitalização, de trazer as pessoas novamente para essa região e, principalmente, de acessibilidade plena”, disse Goura.
Rotas alternativas
A diretora de projetos do IPPUC, Daniela Mizuta, afirmou que há diversas rotas acessíveis em estudo para a região central e especificamente para a conexão Guadalupe-HC, o Instituto busca outras rotas alternativas em relação à Rua XV de Novembro, ante as dificuldades por ser tombada pelo Patrimônio Histórico. O trecho da rota que passa pela Rua João Negrão encontra-se com o estudo pronto e em vias de ter a obra licitada. Ela também avaliou como positivo a criação do Termo de Cooperação Técnica entre o IPPUC e a UFPR.
Também participaram da reunião o assessor da presidência Clever Ubiratan Teixeira de Almeida e o arquiteto Edival Vilar de Araújo pelo IPPUC, a arquiteta Constança Lacerda Camargo pela UFPR, a advogada Mariana Auler e a arquiteta Mariana Melendes, pelo Mandato Goura.
Leia aqui a íntegra do ofício encaminhado pelo Mandato Goura ao IPPUC.