Neste sábado (6), a vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) e o deputado estadual Goura (PDT) fazem debate público sobre racismo ambiental, direito à cidade e participação política. O encontro será nas Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, S/N – São Francisco, Curitiba – PR), a partir das 16h20.
Quando uma parcela da população, em especial às comunidades pertencentes a minorias étnicas como populações indígenas e negras, não tem acesso a recursos naturais como ar limpo ou água potável, e são excluídos dos processos de tomada de decisões sobre territórios tradicionais ou recursos naturais locais, estamos falando de racismo ambiental.
O racismo ambiental fica claramente exposto quando verificamos quais populações são mais atingidas por desastres ambientais como enchentes, deslizamentos, rompimento de barragens, contaminação e desmatamentos. Via de regra, essas tragédias (a maioria anunciada) atingem locais onde a maioria da população é negra, indígena, ribeirinha ou pertencente a outros grupos étnicos vulnerabilizados.
E é sobre isso que Carol Dartora e Goura vão debater neste sábado. A quem pertence a cidade? Como inserir efetivamente as populações vulnerabilizadas no debate e nas decisões políticas? Como garantir uma cidade ambientalmente e socialmente segura para toda a população?
A partir de suas experiências ocupando os espaços de poder, os parlamentares vão discutir também a importância de ações legislativas para garantir o direito à cidade a toda a população, um tema recorrente nesta que é uma das capitais mais desiguais do país.
O evento contará com certificado de participação, por isso é importante fazer a inscrição no link: bit.ly/carolegoura.